A Renata me chamou a atenção outro dia para o fato de eu ter prometido um review a respeito do Brunello di Montalcino Sugarille 2000 Pieve Santa Restituta/Gaja e não tê-lo feito. Parece que fui vítima da minha agenda conturbada e realmente tinha me esquecido completamente. Hoje estou quitando essa pendência.

Experimentamos esse vinho no Dia dos Pais, comemorado com um bom churrasco na casa de meus cunhados. Como sempre, regamos o almoço com bons vinhos. O post completo você pode conferir em “Dia dos Pais em grande estilo”.

Um deles chamou particularmente a atenção, o Brunello di Montalcino Sugarille 2000
Pieve Santa Restituta/Gaja, por isso merecia um post exclusivo.

Mapa do vinho da ToscanaUm Brunello di Montalcino é um vinho por si só especial. Produzido na Toscana, a história desses vinhos começa em meados do século XIX. Na época, a região de Montalcino era conhecida por produzir um vinho branco doce, o Moscadello di Montalcino. Somente em 1860 teve início a produção dos primeiros tintos.

Reconhecidos por sua qualidade, eram apreciados apenas em sua região de origem. Foram necessários 90 anos para que sua fama começasse a conquistar o espaço que tem de direito no mundo dos vinhos.*

A uva predominante é a Sangiovese, uma das mais cultivadas da Itália. Brunello é na verdade uma denominação regional.

Os vinhos são produzidos sob rigorosas normas e um Brunello di Montalcino deve estagiar 14 meses em barricas e aguardar mais quatro meses em garrafa antes de ir para o mercado. Os vinhos com designação Reserva, por sua vez, aguardam seis anos para serem comercializados.

Atualmente está se celebrando a safra 2010, considerada por todos a melhor safra da história da região. De fato, alguns vinhos atingiram a incrível marca de 100 RP, a famosa pontuação Robert Parker!

São vinhos de guarda, ou seja, a cada ano evoluem para melhor, desde que bem tratados. O nosso era um 2000, com 14 anos de garrafa (não esqueçam do período em barrica), que fizeram um efeito fantástico nele.

Como todo bom italiano, é um vinho gastronômico, potente, feito para se beber na companhia de uma boa carne, massa ou qualquer prato da culinária italiana.

Elaborado apenas com uvas do vinhedo Sugarille, este é o melhor vinho da propriedade de Angelo Gaja em Montalcino. Muito estruturado, denso, complexo e bem feito, mas não como tantos que pesam na hora de beber. Possui classe, elegância e o toque aveludado dos vinhos que são bebidos devagar e devem ser aproveitados calmamente. É um Brunello perfeitamente maduro, que poderia ser guardado um pouco mais. Alcançou 92 pontos de Robert Parker.

Acompanhamos de um bom churrasco, carnes ao ponto certo. Foi uma grande experiência.

Nessa nossa descoberta do velho mundo, temos bebido muitos vinhos italianos, saindo um pouco da zona de conforto dos portugueses e espanhóis.

Já tomou esse vinho? Dê sua nota clicando nas estrelas ao lado de “User Rating”, ao final desse post. Também queremos saber sua opinião! Deixe seu comentário!

*Fonte Wikipedia: Brunello di Montalcino

Foto: Emanuel Alexandre Tavares

 

Minhas impressões
  • Ao abrir a garrafa
  • Na taça
  • A prova
  • Meia hora depois
5
Sending
User Review
0 (0 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Comentários