Dias 6 e 13 de Outubro são as datas que a Real Companhia Velha reservou este ano para “abrir os portões” de duas das suas quintas – neste caso, Quinta das Carvalhas, junto ao Pinhão, e Quinta do Casal da Granja, em Alijó – a quem quiser participar de uma emocionante e completa experiência de vindimas. O programa não só tem nome, “Real Companhia Velha Harvest Experience 2018”, como identidade, apenas revelada in loco, nas blusas que serão oferecidas aos presentes.

O programa começa às 10h15 e o ponto de encontro é a loja de vinhos da Quinta das Carvalhas. Depois de feitas as apresentações – por um técnico da Real Companhia Velha – e de estarem todos prontos para o trabalho da vindima, é tempo de seguir viagem pela Quinta adentro e de colocar as “mãos à obra” na colheita da uva. O almoço, típico e acompanhado de uma deslumbrante vista sobre o rio Douro a 500 metros de altitude, acontece no topo da propriedade, junto à curiosa “Casa Redonda”.

Na parte da tarde, o programa decorre na Quinta do Casal da Granja, onde os trabalhos têm início na mesa de escolha das uvas e terminam com pisa a pé nos tradicionais lagares de granito. No regresso à Quinta das Carvalhas, o programa termina com uma prova de vinhos.

A “Real Companhia Velha Harvest Experience 2018” tem um preço de €85,00 por pessoa, sendo que o programa acontece mediante disponibilidade e implica marcação obrigatória e prévia. A mesma pode ser feita através do e-mail carvalhas@realcompanhiavelha.pt ou do telefone (+351) 254 738 050.

A Real Companhia Velha providencia o equipamento de vindima (blusa, luvas, tesoura e balde) e o transporte entre quintas. Ao encargo dos participantes ficam água, chapéu, protetor solar, calçado confortável e calções para entrar no lagar.

 

Real Companhia Velha Harvest Experience 2018

Programa:

10h15 Chegada à Quinta das Carvalhas

10h30 Visita à Quinta . Experiência de corte

12h45 Almoço na Casa Redonda, no topo da Quinta das Carvalhas

14h30 Partida da Quinta das Carvalhas para a Adega da RCV na Quinta do Casal da Granja

15h15 Visita à Adega. Experiência na mesa de escolha

16h30 Lagarada. Brinde com vinho do Porto

18h00 Partida da Quinta do Casal da Granja para Quinta das Carvalhas

18h30 Prova de vinhos na loja da Quinta das Carvalhas

19h30 Fim do programa

Descrição das Atividades

Visita à Quinta das Carvalhas. A Quinta das Carvalhas é uma propriedade de imensa beleza, com uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro virada para o Pinhão. Cobre toda a colina, estendendo-se do sopé até ao topo e ocupando uma parte da encosta superior da margem direita do rio Torto. As mais antigas referências escritas sobre esta Quinta remontam a 1759, estando as suas magníficas vinhas velhas, de plantação pós-filoxérica, a atingir a respeitável idade de um século. Nada como conhecer a sua essência e recantos na companhia de Álvaro Martinho, engenheiro agrônomo responsável de viticultura da Quinta das Carvalhas e um profundo apaixonado pela região, e por esta propriedade.

Apanha da Uva. A Real Companhia Velha pratica uma viticultura onde há uma extrema valorização do trabalho humano em comunhão com o respeito pela natureza. Na Quinta das Carvalhas a colheita da uva é manual e raramente feita por homens! A perfeição e empenho das mulheres fê-las ganhar no terreno.

Almoço. Vivendo a autenticidade da época, o almoço é “de vindima”: à mesa feijoada à transmontana regada com uma trilogia de néctares da Real Companhia Velha: branco, tinto e Porto.

Mesa de Escolha. A seleção das uvas é um dos processos mais importantes: começa por acontecer na vinha e volta a ter lugar na mesa de escolha, à chegada da adega. Uma atividade que envolve a remoção de cachos menos sãos e de folhas que tenham agarradas. Embora de grande concentração é também um momento de alguma diversão!

Lagarada. Os tradicionais lagares de granito são ainda um ex-libris para a produção do vinho do Douro e do Porto. É neles que se produzem os grandes vinhos da Real Companhia Velha, pois permitem uma extração suave e uma vinificação de grande qualidade e em pequenas quantidades. Cantar e brindar no lagar vai ser um dos momentos altos do dia.

Prova de Vinhos. Nada como a degustação dos néctares de Baco para evidenciar toda a paixão que a Companhia imprime no que faz. O programa de vindimas culmina com uma prova de vinhos comentada, com lugar na loja de vinhos da Quinta das Carvalhas. E é finalizando no copo que estará completa uma experiência vínica em torno da cultura e filosofia da Real Companhia Velha.

Comentários

Comentários