O azeite de oliva, os ingredientes orgânicos, o limão e até o mel são temas da chef Silvia Percussi para os 11 menus gastronômicos servidos com muito sucesso na Vinheria Percussi e que se desdobram nas 46 receitas harmonizadas do livro “Percussi: Fatto a Mano”. São experiências gustativas que contam os mais de 30 anos de história de um dos mais premiados e tradicionais restaurantes de cozinha italiana em São Paulo.

Fiel representante do estilo slow food, com ambiente e serviço acolhedores, a Vinheria Percussi aposta, desde seus primórdios, na sequência clássica da mesa italiana, com uma sequência de três a quatro pratos por refeição.

Como acontece no próprio restaurante, todos os pratos do livro receberam sugestões de harmonização com vinhos feitas pelo sommelier e proprietário, Lamberto Percussi.

O título do livro também expressa bem o espírito da Vinheria e dos irmãos Silvia e Lamberto. “Fatto a Mano”, em italiano, quer dizer “feito à mão”, como as massas do menu do restaurante e os ingredientes que são buscados no Brasil e exterior para compor pratos e menus temáticos. “Foi com nossos menus gastronômicos que conseguimos da forma mais fiel e autêntica mostrar com arte, DNA e harmonizações o nosso background, aquilo que aprendemos, bebemos e comemos na mesa de casa com nossos pais e familiares,” relata Silvia.

Perfeito para entusiastas da cozinha e amantes da boa mesa, o livro “Percussi: Fatto a Mano” tem fotografias de Antonio Rodrigues e texto da jornalista Chantal Brissac. Aqui um gostinho do que você encontra por lá:
“Ao longo das três décadas de vida, a Vinheria inovou também na forma de fazer encontros gastronômicos. Os contatos com produtores de vinho, dos mais renomados aos menores, verdadeiros achados em vilarejos da Itália e de países da América do Sul, ficaram mais frequentes. Terroirs únicos passaram a ser harmonizados com pratos especiais: era o início dos menus criados por Silvia e combinados com os vinhos escolhidos por Lamberto. Como as diferentes estações trazem temperos e ingredientes marcantes, as diferentes safras de vinhos também podem ser ajustadas a eles de forma magistral. Tudo começou em 1998 com o Menu di Funghi, ingrediente adorado por Silvia e que rendeu depois um livro com cem receitas ditadas pela chef (Menu di Funghi, Ed. Olhares, 2013). Em 2002, a Vinheria serviu o primeiro Menu de Tartufi Bianchi – as trufas brancas –, nobre iguaria trazida da Itália para reinar no cardápio especial criado por Silvia Percussi. Mas foi em 2011 que eles decidiram juntar as duas coisas e lançar o Menu di Funghi al Tartufo, com a variedade negra desta delícia, que é fruto do verão italiano e, portanto, mais delicada que sua irmã branca, nascida no inverno. Vieram em seguida outros festivais inesquecíveis, como o all’Uovo; o di Vino; o Bio, que segue a tendência mundial dos orgânicos; e o focado no mel, um dos mais inusitados, entre tantas outras ideias aderidas entusiasticamente pelos clientes.”

Percussi Fatto a mano

Editora Olhares ISBN: 978-85-62114-61-8 Lançamento: 2018 Número de páginas: 132 Formato: 21,5 x 25,5cm Capa dura Preço de capa: R$ 120 À venda no restaurante Vinheria Percussi, na loja online da Editora Olhares e nas principais livrarias.

Comentários

Comentários