A superação das metas do convênio firmado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do lançamento do Anuário Vinhos do Brasil 2017, foram comemorados dia 15 de dezembro, em Brasília (DF). O evento, realizado na sede do Sebrae Nacional, foi prestigiado por cerca de 280 pessoas e regado a vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros com a degustação Tour Vinhos do Brasil.

Após o primeiro período de vigência do Projeto de Valorização dos Vinhos Brasileiros, entre 2014 e 2015, foi registrado um aumento de 15,8% na comercialização dos produtos brasileiros engarrafados. Outros dados apresentados foram a capacitação de mais de dois mil profissionais de atendimento, a qualificação de mil empreendimentos e a certificação de mais de 230 produtores de uva e de vinho em Boas Práticas Agrícolas e 30 vinícolas em Boas Práticas Enológicas.

Meta de aumentar em 15% a comercialização de produtos engarrafados no primeiro ano de vigência foi atingida[/blockquote]O Anuário Vinhos do Brasil 2017, lançado no evento, traz informações sobre o convênio, além de traçar um panorama setorial com estatísticas e o resultado da Grande Prova Vinhos do Brasil 2016. O concurso reuniu 852 amostras de 110 produtores de oito Estados, com resultados da premiação agrupados em 27 categorias. Em formato de revista, apresenta um raio-X das regiões produtoras, dos vinhos e do enoturismo e estará disponível em janeiro de 2017. No mercado externo, a publicação é distribuída em mais de 100 postos e embaixadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Paviani, valorizou a abrangência do convênio por qualificar desde o trabalho do produtor rural e das vinícolas até o serviço do vinho em bares e restaurantes. Para o dirigente, o desafio, agora, é a renovação do projeto para dar continuidade à parceria no próximo ano. “Estamos atravessando um momento econômico difícil no país e precisamos seguir nesta linha de qualificação de todas as pontas que envolvem o setor vitivinícola para retomarmos o crescimento”, projeta. Paviani reiterou a parceria com o Sebrae que resultou, em outubro, no anúncio da inclusão das vinícolas no Simples Nacional a partir de 2018.

Após a apresentação dos resultados do convênio, o sommelier Maurício Roloff conduziu a degustação “No verão, vá de vinho”. O evento encerrou com o Tour Vinhos Brasil, com venda de mais de 350 garrafas e prova de produtos das vinícolas Hermann, Lidio Carraro, Maison Forestier, Maximo Boschi, Valmarino e Vistamontes Sucos Naturais.

Sobre o convênio

O Projeto de Valorização dos Vinhos Brasileiros teve como foco a promoção de quatro ações: participação de vinícolas em feiras, realização do Circuito Brasileiro de Degustação, capacitações de profissionais de serviço do vinho pelo Qualidade na Taça e o Programa Alimento Seguro (PAS) – Uva para Processamento.

Informações detalhadas sobre o convênio podem ser acessadas no site do Ibravin. Neste link também estão disponíveis outros dados sobre o Anuário Vinhos do Brasil 2017.