Desde a noite de quarta-feira, 29 de junho, o vinho brasileiro passa a contar com uma embaixada em Porto Alegre (RS). O lançamento oficial ocorreu em evento para representantes do governo gaúcho, convidados e dirigentes do setor, no espaço dedicado aos produtos vitivinícolas verde-amarelos na Casa Destemperados, no bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha. O local, que foi aberto durante a programação do Dia do Vinho 2016, conta com rótulos de dez vinícolas brasileiras.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, valorizou a parceria entre o governo e o setor vitivinícola, que tem sido responsável por conquistas como melhoria da imagem do vinho brasileiro, integração entre os elos da cadeia e qualificação da produção. “O vinho brasileiro e, mais especificamente, o vinho gaúcho estão em destaque num espaço que tem essa característica de ser um centro de cultura gastronômica. Merece comemoração a abertura de um local que já valoriza a produção do nosso Estado, que atrai pessoas com interesse em gastronomia agora integrada à experiência com vinhos brasileiros”, disse.

Diego Bertolini presenteia Ernani Polo com o Saca-Rolhas que é símbolo dos Vinhos do Brasil, criado pelos Irmãos Campana

Diego Bertolini presenteia Ernani Polo com o saca-rolhas que é símbolo dos Vinhos do Brasil, criado pelos Irmãos Campana

A empresária Lela Zaniol, sócia-fundadora da Casa Destemperados, destacou a noite de abertura oficial como um marco para o trabalho conjunto que está começando entre a casa e o setor vinícola nacional. “Há nove anos defendemos o vinho brasileiro por acreditarmos na qualidade do produto e por entender que devemos valorizar a nossa cultura. O vinho está neste contexto e, para nós, é quase uma licença poética podermos dividir este espaço na casa. É a concretização de um sonho”, revelou.

O sommelier e jornalista Maurício Roloff apresentou os diferentes terroirs brasileiros e falou sobre as características de cada um, com degustação dos vinhos que antecedeu jantar harmonizado assinado pelo chef Rafael Jacobi, com pratos influenciados pela gastronomia gaúcha.

Atualmente, estão na embaixada rótulos das vinícolas Dal Pizzol, Peterlongo, Nova Aliança, Gran Legado, Luiz Argenta, Salton, Don Giovanni, Cave Geisse, Aurora e Casa Valduga. As empresas participaram da programação do Dia do Vinho na Casa Destemperados. A cada seis meses haverá a troca de vinícolas brasileiras no espaço dedicado a degustações, cursos, jantares harmonizados e outras atividades promocionais. O projeto é encabeçado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis). Metade do valor arrecadado pelo fundo é repassado ao Instituto pelo governo do Rio Grande do Sul.

Fotos: Cassiano Farina

Comentários