Vamos falar de um vinho diferente.

O Piccini Memoro Italia foi produzido para comemorar os 150 anos da unificação italiana e é uma homenagem à tradição do país na produção de vinhos.

Foram selecionadas quatro regiões diferentes para fornecer as uvas que comporiam o assemblage: Veneto, Abruzzio, Puglia e Sicília. Cada um dos lotes de uvas utilizadas passou por um processo diferente, valorizando o que há de melhor em cada origem.

Não é, portanto, um DOC ou um vinho de uma região – IGT. É um vinho italiano, um vinho que simboliza a união de um país.

As uvas Primitivo vieram de Puglia, e parte delas passou por um processo de passificação, semelhante ao empregado na produção dos Amarones; as Montepulciano vieram de Abruzzo; as Nero D’Ávola, da Sicília; e as Merlot, do Veneto.

Não há safra definida, pois as uvas são de vindimas diferentes. Apesar do assemblage não passar por estágio em barrica, a porção Montepulciano estagiou por 12 meses em barricas de carvalho.

Tudo isso faz dele um vinho único, que vale a pena ser degustado.Piccini Memoro Italia

A nossa experiência

A garrafa é bonita, o rótulo chama a atenção de qualquer um. Na taça é brilhante, denso. A borda revela um rubi vivo.

No nariz, a complexidade do assemblage se revela e aumenta a expectativa para degustá-lo. Frutas vermelhas maduras, madeira, uma grande combinação que se revelará diferente para cada um que tiver a oportunidade.

Mas o melhor ainda está por vir.

Como um bom vinho italiano, ele é generoso, gastronômico, feito para acompanhar uma boa massa, pizza, carne e todas as delícias que a culinária italiana tem a oferecer. Não é um vinho que passa despercebido à mesa. Estávamos em quatro pessoas e todos pararam para falar dele. Um paladar intenso, elegante e com um longo final.

Tomamos três garrafas de vinhos diferentes naquela noite, todos muito bons, mas deste ficamos com a impressão de que deveria ter sido o último, pois deixou saudade em comparação com os demais.

A boa notícia é que conseguimos encontrá-lo fora do restaurante. Hoje temos duas garrafas aqui em casa, esperando uma boa ocasião, ou qualquer dia que desejemos transformar em uma ocasião especial.

Fotos: Emanuel Alexandre Tavares
Fonte: Tenute Piccini
Piccini Memoro Italia
  • Ao abrir a garrafa
  • Na taça
  • A prova
  • Meia hora depois
4.5
Sending
User Review
0 (0 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Comentários