Mais um ano está chegando ao fim e só podemos agradecer por tudo o que nos foi proporcionado em 2019. Foram muitas as conquistas, diversos ótimos momentos que vivemos e, acima de tudo, várias as histórias que compartilhamos por aqui, nesse cantinho que é um projeto tão especial para nós. Um ano muito especial só poderia gerar memórias igualmente especiais. Por isso fizemos essa Retrospectiva 2019, reunindo aqui nossos melhores momentos, para compartilhar com você um pouco do que foi a nossa jornada pelo mundo do vinho neste ano. Vamos a ela!

Ótimos vinhos, excelente companhia

Nesse ano, foram vários os eventos de vinho nos quais marcamos presença. E não há nada melhor do que esses locais para conhecer novos vinhos, novos projetos, e as pessoas que produzem aquilo que tanto gostamos.

Além dos vinhos fabulosos que tivemos a oportunidade de provar, foram várias as pessoas que tivemos o privilégio de conhecer. Ouvimos muitas histórias e partilhamos outras tantas também; provamos diversas delícias; fomos jurados em eventos de renome, como o Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2019, o Beira Interior Vinhos & Sabores e o 8º Festival de Vinhos do Douro Superior; viajamos até novos locais e, acima de tudo, usufruímos da excelente companhia um do outro — uma das tantas razões pelas quais decidimos criar este projeto juntos.

Melhores de Portugal — Grandes Escolhas

Logo no iníco do ano, viajamos até Anadia, na região da Bairrada, para assistir a entrega dos prêmios do concurso da revista Grandes Escolhas e acabamos nos divertindo bastante.

Foi o local certo para encontrar velhos e novos conhecidos e aproveitar um belo jantar acompanhado de excelentes vinhos.

8º Festival de Vinho do Douro Superior

Pelo segundo ano consecutivo, estivemos em Vila Nova de Foz Côa, para o 8º Festival de Vinho do Douro Superior. Uma experiência memorável, em um evento onde tivemos a oportunidade de conhecer novos produtores e vinhos absolutamente maravilhosos.

Fomos jurados do  concurso organizado pela Grandes Escolhas e visitamos algumas vinícolas, como a Quinta da Leda e a Quinta do Vale Meão!

Aqui na Bairrada — Beber e Saborear

Fomos até Anadia, na Bairrada, para celebrar os 40 anos da demarcação vitivínicola da região. Estivemos presentes nesse evento e pudemos conhecer um pouco mais dos excelentes espumantes e vinhos da região — muitos deles feitos a partir da Baga, a casta típica da Bairrada.

Mas não foi só de vinhos e espumantes que se falou neste evento. Conhecemos também a nova marca identitária da região — Bairrada Terras de Bem Viver, um trabalho muito bonito para valorizar a região.

Grandes Escolhas Vinhos & Sabores

Em outubro, participamos em mais um grande evento da revista Grandes Escolhas! Foram três dias de provas, convívio e muita descoberta, com mais de 3.000 vinhos à disposição.

Nesse evento, juntamente com toda a equipe da foto ao lado, também tivemos a oportunidade de fazer parte do júri do famoso concurso ‘Escolha da Imprensa’ e provar alguns dos melhores vinhos de Portugal.

Uma experiência que queremos repetir por muitos mais anos!

Mercado de Vinhos do Campo Pequeno

Foi a terceira vez que estivemos nesse mercado de vinhos, e a cada ano são novas descobertas. Pequenos produtores, com rótulos que não são facilmente encontrados fora das vinícolas, fazem a diferença nesse evento.

Mas neste ano teve algo de muito especial e não foram somente os vinhos… Emanuel foi convidado para fazer parte do programa e fez uma palestra sobre como podemos ‘Descomplicar o vinho’. Uma oportunidade que não aparece todo o dia!

Beira Interior Vinhos & Sabores

Esse ficará na memória com certeza… Nem que seja pelo frio que passamos nessa região situada bem no interior de Portugal. Fomos até Pinhel mais uma vez a convite da Grandes Escolhas, para sermos jurados em seu concurso ‘Escolha da Imprensa’, dessa vez numa versão bem mais gelada e com vinhos de toda a região da Beira Interior.

Além do evento da Grandes Escolhas, participamos de um jantar de gala para a entrega dos prêmios do concurso de vinhos Viduero – Vindouro – Os melhores vinhos de Portugal e Espanha.

Ficamos hospedados na Guarda, cidade vizinha a Pinhel e com maior infraestrutura — por coincidência, a cidade em que meu pai foi registrado quando nasceu. Voltamos de trem para Lisboa e uma das paradas era a estação de Celorico da Beira, terra em que meu pai viveu até os seus 12 anos.

Retrospectiva 2019: os lugares que visitamos

Ao fazermos a Retrospectiva 2019 descobrimos que, sem dúvida, esse foi um ano em que viajamos muito dentro de Portugal e conhecemos algumas das principais regiões vinícolas deste país. De norte a sul, foram vários os produtores que abriram suas portas para nos receber — e sempre com muito carinho e a paixão em mostrar os seus vinhos.

Não conseguimos destacar aqui todas as vinícolas que visitamos, mas podemos citar: José Maria da Fonseca, no Azeitão; Quinta da Leda, Quinta do Vale Meão, Quinta de Ventozelo, Adega de Favaios, Quinta de Santa Eugênia, Gran Cruz, e d’ Origem, no Douro; Aliança (Bacalhoa) e Caves São Domingos, na Bairrada; Aforista, Casa da Urra e Altas Quintas, no Alentejo.

Portugal é um país que tem tanto por descobrir e nós, ainda, não chegamos à metade deste percurso! Em 2020 vamos aumentar essa lista ainda mais — promessa de Ano-novo!

Anadia

Estivemos na capital dos vinhos duas vezes neste ano. Em fevereiro, para o jantar de entrega dos prêmios Grandes Escolhas; e em setembro, para o lançamento da marca de identidade Bairrada — Terras de Bem Viver, que aconteceu juntamente com a feira de vinhos da região. Foi lá também que conhecemos as Caves São Domingos, um lugar fantástico que produz milhões de litros de espumantes por ano.

Foz Côa

Já fomos a Vila Nova de Foz Côa duas vezes, em 2018 e 2019, para o Festival de Vinhos do Douro Superior, que acontece sempre em maio. Nessa pequena cidade já quase perto da Espanha encontramos alguns dos melhores produtores de vinhos do Douro. É ali nessa região, também, que pudemos conhecer as plantações de socalcos — aquelas típicas encostas do Douro, com vinhas em “degraus” cavados no solo de xisto.  É realmente espetacular!

Alijó

Petencente ao distrito de Vila Real, e também situada na região do Douro, Alijó é outra sub-região com grandes produtores de vinhos. Foi a primeira vez que visitamos essa simpática cidade e tivemos ali na região uma grande experiência: conhecemos um produtor familiar (Quinta de Santa Eugenia), uma adega cooperativa (Adega de Favaios) e um grande produtor com investimento de um grupo internacional  (Quinta de Ventozelo). É incrível ver que, não importa o tamanho da empresa, todos que trabalham neste ramo o fazem pela paixão ao vinho!

Beira Interior

Viajamos até Pinhel, uma pequena cidade localizada na região da Beira Interior. Provamos ótimos vinhos, conhecemos excelentes pessoas e visitamos algumas das vinícolas que por lá se encontram. Uma oportunidade única de conhecer melhor essa região que tanta história tem para contar. Não podemos esquecer de falar na gastronomia tradicional, um orgulho do beirão — e com razão! Ah, beirão é quem nasce na região da Beira Interior.

Portalegre

Essa foi nossa última viagem desse ano, na qual pudemos conhecer uma cidade tipicamente alentejana. Fomos recebidos — como sempre — por pessoas excepcionais, conhecemos de perto a gastronomia e as tapeçarias famosas da região. Isso para não falar do jantar espetacular em que tivemos o privilégio de participar!

Retrospectiva 2019: um ano de grandes conquistas

Esse foi, particularmente, um ano de conquistas. Alcançamos diversos dos nossos objetivos, tanto pessoais, como profissionais, e não poderíamos estar mais gratos! Nesse ano, o Viva o Vinho completou 4 anos — como o tempo passou rápido! — e está atraindo cada vez mais portugueses para a nossa comunidade, para se unir aos nossos amigos brasileiros que estão conosco desde o início.

Em 2019, também conseguimos lançar nossa primeira seção semanal — “Conversa com o Enólogo” —, na qual contamos a história de vários enólogos portugueses,  e até agora os resultados têm sido absolutamente fantásticos. Também temos ampliado a nossa família de apreciadores de vinhos com o crescimento das redes sociais: nosso grupo do Facebook já ultrapassou os 6,3 mil membros (praticamente dobrando de tamanho desde o início do ano), e o Instagram tem mais 6,5 mil seguidores.

Obrigado a todos vocês que acompanharam essa nossa Retrospectiva 2019, que nos seguem dia após dia, e compartilham conosco as suas experiências com os vinhos. Desejamos a todos um excelente 2020 — e continuem com a gente, pois muita novidade ainda está por vir!