Imagine cerca de 50 pessoas, cada uma com sua garrafa – ou garrafas! – de vinho, trocando, experimentando, compartilhando e se divertindo. Assim foi o jantar em comemoração aos 35 anos da SBAV/SP, realizado no dia 17 de julho, no restaurante Avek, em São Paulo.

Chegamos pouco depois das 20h30 e a casa estava cheia. Foi nossa primeira vez no Avek, e achamos o lugar muito bonito. Na entrada, uma grande loja de vinhos; ao atravessá-la chegamos ao restaurante, bem decorado e aconchegante, com uma iluminação propícia para jantares românticos (com certeza voltaremos lá!).

Na festa, encontramos vários amigos de degustações anteriores, na SBAV e em outros lugares, e também conhecemos muita gente nova. Todos esbanjando simpatia e com uma grande paixão em comum: o vinho.

sbav-18

Emanuel com Marco e Patricia Faria, que conhecemos de outras degustações

O presidente da Associação, Gilberto Medeiros, abriu o jantar comentando a importância da SBAV para a disseminação da cultura do vinho no Brasil. “Quando começamos, há 35 anos, as pessoas costumavam tomar whisky para acompanhar as refeições. O vinho, uma bebida muito mais gastronômica, não era tão consumido em nosso país”, afirmou.

O jantar, assinado pelo chef Alain Uzan, agradou a todos. De entrada, mini torta folhada de queijo brie e pera; logo depois, salmão à moda de Saigon e filé recheado de shitake e shimeji, com molho mostarda; como sobremesa, tiramisu de manga. O Emanuel, que não come frutas, ganhou um mousse de chocolate especialmente do chef. Tudo estava uma delícia!

Emanuel e o chef Alain Uzan

Emanuel e o chef Alain Uzan

O que mais nos surpreendeu nessa festa foi a concentração de garrafas Magnum de vinhos de excelente qualidade, que todos compartilhavam com seus colegas de mesa.

Nós experimentamos, entre outros, um Chardonnay brasileiro da Pizzato, que envelhece em barricas de carvalho; o Sauvignon Blanc Matua, da Nova Zelândia, com excelente aroma de maracujá (que eu, Renata, adoro); um Almaviva 2001, da Concha & Toro, chileno que dispensa apresentações; dois vinhos franceses – Domaine des Grands Chemins, da Delas, e Barton & Guestier, da Châteauneuf-du-Pape; um Mouchão, de Portugal; e finalizamos com um porto de 30 anos, o português Quinta do Portal, diferente de todos os que experimentei até então.

sbav-11

 

Levamos para a festa o Merlot Felino, que trouxemos da Argentina. É um vinho muito aromático, com toques marcantes de madeira e muito aveludado no paladar. Combinou perfeitamente com o menu do jantar.

O resumo da festa? Lugar aconhegante e bonito, comida excelente, vinhos fora de série e muitos novos amigos.

Quer ver mais? Visite o nosso álbum sobre o Jantar de 35 anos da SBAV/SP, na página do Viva o Vinho no Facebook. E, se você estava na festa, não esqueça de se marcar nas fotos, e marcar também seus amigos!

sbav-20

Renata com Gilberto Medeiros e Paulo Sampaio, presidente e vice-presidente da SBAV/SP

sbav-17

Fotos: Emanuel Alexandre Tavares, Renata Pacheco Tavares e Paulo Sampaio

 

Comentários