Algumas pessoas falam que nós comemoramos tudo, a toda hora. E é verdade! Comemoramos um dia bom que tivemos no trabalho, um novo contrato, uma reunião importante, o dia em que vou no cabeleireiro e apareço mais bonita pra ele, quando ele consegue chegar mais cedo em casa, enfim, tudo é motivo para abrirmos um bom vinho e celebrarmos a vida.

Mas se tem uma data que é sagrada é dia 1º, de todos os meses! Começamos a morar juntos em 1º de março, portanto todo dia 1º é nosso desaniversário, como diria o Chapeleiro Maluco de Alice no País das Maravilhas! Seja em casa, com vinho e pizza, seja em um restaurante bacana ou fazendo um passeio diferente, fazemos questão de comemorar todos os meses.

No dia 1º de agosto, resolvemos conhecer um restaurante que um amigo tinha nos indicado: a Osteria del Pettirosso, nos Jardins, em São Paulo. O restaurante já foi vencedor da categoria restaurantes italianos da Veja São Paulo Comer & Beber por duas vezes consecutivas (2013/2014).

Logo na entrada, duas gratas surpresas: o exímio preparo dos garçons, que nos trataram muitíssimo bem, e a decoração super diferente e aconchegante. No fundo do restaurante, uma parede me chamou a atenção: toda colorida, parecia uma colagem de papéis de scrapbook, um hobby que eu tenho e amo de paixão (se você não sabe o que é scrapbook, dá uma olhada aqui no meu Flickr).

Restaurante Pettirosso

Depois de passarmos algum tempo olhando o cardápio, sem saber o que escolher, optamos pelo menu degustação. Nessa modalidade, por um preço fixo, o chef escolhe os sete pratos que irá servir, em porções menores. Foi uma delícia atrás da outra, todas receitas italianas adaptadas com muita originalidade.

De sobremesa, o Emanuel escolheu um tiramisu (um de seus doces prediletos) e eu fiquei com uma espécie de merengue de frutas cítricas, simplesmente divino.

Tiramisu do Pettirosso

Merengue com frutas do Pettirosso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para não errar em um jantar tão diversificado, ficamos com um italiano: Nicodemi Montepulciano d’Abruzzo.

Temos especial apreço pela uva Montepulciano. É a partir dela que é produzido um de nossos vinhos favoritos, o Yume Montepulciano D’Abruzzo, que já rendeu um post aqui no Viva o Vinho.

O Nicodemi é um vinho um pouco mais leve, fica menos tempo em barricas de carvalho, mas é muito bem feito, possui a mesma potência, cores e aromas característicos da uva e da região.

É um vinho especial, para ocasiões especiais.

Nicodemi Montepulciano d'Abruzzo

Para quem estiver em São Paulo e quiser ter uma experiência gastronômica diferente, o Pettirosso vale muito a pena. Se você for até lá, conte pra gente como foi a sua experiência.

 

  • Ao abrir a garrafa
  • Na taça
  • A prova
  • Meia hora depois
3.6
Sending
User Review
0 (0 votes)

Comentários