Depois da estreia em 2015 e do regresso em 2018, o Bairrada@LX celebrou em 2019 a sua 3ª edição. Com mais de 500 visitantes, de 12 nacionalidades, o evento reuniu produtores de vinhos e sabores do receituário da região bairradina no dia 23 de março, entre as 15h e as 20h. O local eleito foi novamente o Estúdio Time Out, no primeiro piso do Mercado da Ribeira, em Lisboa, um espaço com uma conotação verdadeiramente cosmopolita.

A organização coube à Eira da Beira e contou com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Portanto, os produtos vínicos presentes no Bairrada@LX eram todos certificados, trazendo o selo de qualidade DO Bairrada ou IG Beira Atlântico.

Para garantir um evento friendly, onde os enófilos pudessem conhecer os vinhos de todos os produtores presentes, degustando uma pitada do que cada um tinha para oferecer, o número de produtores presentes foi 21.

Na manga, os produtores levaram as mais recentes colheitas DO Bairrada e IG Beira Atlântico, mas também as de outros anos, bem como vinhos e espumantes, respectivamente, das categorias Clássico e Baga Bairrada. Todas as referências vínicas em prova puderam ser encomendadas durante o evento, estando disponível um catálogo com os respectivos preços.

O evento reuniu mais de 130 vinhos, incluindo alguns vinhos velhos, muitas novas colheitas, novidades e lançamentos de vinhos e espumantes. Este ano, as habituais “Bairrada Talks” deram lugar às “Prova(s) no balcão com…”, momentos em que os produtores ou os seus enólogos puderam partilhar as suas histórias e vinhos com os enófilos que conseguiram lugar nestas provas. As provas tiveram muita adesão e contaram com um público bastante interessado.

O restaurante o Rei dos Leitões também marcou presença no evento. O Leitão à Moda da Bairrada é já um clássico, por isso, não faltou à chamada. A ele juntaram-se outras iguarias, com destaque para a doçaria da região. A Rota da Bairrada e a Storybuggies, que faz passeios guiados de buggy pelos vinhedos e termas da Bairrada, também estiveram presentes no local.

No final do evento, cantaram-se os parabéns às Caves Primavera, empresa que comemora os seus 75 anos em 2019.

Lista de Produtores

1. Adega de Cantanhede

2. Ataíde Semedo

3. Campolargo

4. Caves Arco do Rei

5. Caves Messias

6. Caves Montanha

7. Caves Primavera

8. Caves São Domingos

9. Caves São João

10. GIZ by Luís Gomes

11.   Kompassus

12.   Luís Pato

13.   Nélson Neves

14.   Positive Wine

15.   Quinta da Lagoa Velha

16.   Quinta das Bágeiras

17.   Rama & Selas

18.   Regateiro e Aplauso

19.   Sidónio de Sousa

20.   Vadio

Eu e o Emanuel estivemos no evento e mostramos ao vivo, em nossa página no Facebook, o que achamos de alguns desses vinhos. Que tal assistir o vídeo e nos dizer se conhece algum dos vinhos que provamos? Coloque sua opinião nos comentários abaixo.

Comentários

Comentários