Quem nunca quis participar de uma confraria de vinhos? Quem já participou? Eu fiz parte de uma por alguns anos e estava me sentindo um tanto órfão. Afinal, beber um bom vinho entre amigos, trocar impressões, comentar o que achou dele, compartilhar a experiência é algo muito bom e faz parte da natureza do vinho, uma bebida social.

Quando fundamos o grupo Viva o Vinho no Facebook, imediatamente o batizamos de Confraria Viva o Vinho. O objetivo estava claro: permitir a troca de experiências com vinho. E no final de semana entre os dias 11 e 13 dezembro, realizamos a primeira reunião virtual da nossa Confraria. No final, sentimos que prevaleceu o espírito de participação e diversão, exatamente o que queríamos.

Os nossos alentejanos

Eu e a Renata participamos ativamente durante todo o final de semana, lê-se aí, bebemos vários alentejanos, curtimos e comentamos nos posts de todos os participantes.

Na sexta-feira, fomos a um bom restaurante e pedimos um Tapada do Fidalgo 2013 Reserva maravilhoso. Brilhante, lindo, aromático, convidativo e muito, mas muito saboroso mesmo! Jovem, redondo, muito bem feito. Um vinho excelente. Eu vivo falando que Portugal está em grande fase.

Já no sábado à noite, convidamos mais um casal para alguns petiscos em casa, e tomamos três garrafas. Começamos com um 4 Castas que recebemos do Clube Wine. Esse é um daqueles vinhos que deixa saudade. Eu não acreditei quando chegou pela assinatura do Clube, pois ele tem um valor bem superior. É um vinho consistente, muito bem feito. Vale a pena.

Essa foi engraçada: quando nosso convidado chegou em casa com a sacolinha do vinho, vi a logomarca no topo da garrafa e a identifiquei na hora. Era um Tapada do Fidalgo Reserva, o mesmo vinho que tomamos na sexta-feira, mas este era da safra 2012. Excelente!

Estávamos em dois casais e, depois da segunda garrafa, ainda ficamos com uma cara de “quero mais”. Sobrou para este Artefacto Reserva a missão de fechar a noite.

O evento

Veja na Galeria abaixo as fotos postadas pelos participantes do evento em nosso grupo no Facebook e, a seguir, os seus depoimentos.

 

Rosani Pedrazi – Rio de Janeiro (RJ)
“Esse alentejano está maravilhoso! Adorando esse primeiro evento, que venham outros, já pensando numa confraria presencial! Eheeee”

Solange Damasio – Rio de Janeiro (RJ)
“Hoje, no almoço com meu marido abrimos este. Gostamos muito! Encorpado, vermelho intenso. Agradável! Harmonizou muito bem com filé. Recomendo! Muito bom esse evento! Um brinde a todos!
#vivaovinho #vinhosportuguesesdoalentejo #01-vinhoportuguesdoalentejo”

Leandro Dias – Santa Rita do Sapucaí (MG)
“Domingo a noite chuvoso… minha esposa Sabrina Dias e eu, saboreando uma pizza para acompanhar um vinho regional alentejano… um vinho jovem… com quatro castas… aragonez, tricadeira, alicante bouschet e castelão…”

Dalvan Santos – Santa Maria (RS)
“Boa noite!
Hoje fui de Adega de Borba alentejano, um vinho com as castas Trincadeira, Aragonez e Alicante bouschet um vinho com uma cor vermelho rubi com traços violeta, aromas de frutas pretas e vermelhas, senti a ameixa e cereja, tânico mas equilibrado, em boca persistente, 13,5 de álcool muito bom!
Também preparei um jantar: cordeiro assado no forno, migas de batatas, e pão tipo português com uma pasta de sardinha e azeitona. De sobremesa, pudim de laranja com fios de ovos.
Pronto para o próximo, adorei este evento, assim eu vou praticando e experimentando novos rótulos.”

Ricardo Aguirre – São Paulo (SP)
“Essa foi a segunda garrafa na noite do Alentejo, excelente reserva safra 2012.”

Walkiria da Silva Tavares – Santos (SP)
“Os vinhos do Alentejo são especiais.”

Selma Negreiros
“Harmonizei com uma saladinha de bacalhau! Tomamos levemente frio, ele é forte, na primeira taça, mas depois harmoniza bem. Uma das amigas é chefe de cozinha e adorou. Forte, frutado… Tá bem legal com o bacalhau!”

Edson Fernando de Queiroz – Campina Grande (PB)
“Vinho Herdade dos Veros, confirmando minha participação de hoje , mais um da terra de Alentejano! O que vocês acham? Vinho seco médio de cor rubi intenso …Ótimo de se apreciar.”

Edward J. Figueiredo – Cuiabá (MT)
“Nossa contribuição para o primeiro evento da confraria virtual foi o Herdade do Esporão Quatro Castas 2014, que chegou no pacote de Setembro do ClubeW Classic.
Cor profunda, aromas de frutas maduras e taninos agradáveis. Paladar seguiu a mesma linha ao ser harmonizado com uma tábua de queijos. Compartilhamos as taças com meu irmão e a cunhada, que fizeram uma visita rápida.
Depois o restante do vinho foi apreciado durante uma sessão de Star Wars Episódio V – O Império Contra-ataca – porque o Episódio VII está bem aí e precisamos recapitular!
Tal qual o Duas Castas, que havíamos degustados anteriormente, o Quatro Castas é muito bom. O produtor me chamou a atenção, tenho a intenção de comprar mais garrafas dele no futuro.
‪#‎vivaovinho‬”

Rodrigo Coelho
“Postando só agora, mas esse foi sábado à noite!!! Top!”

Repararam como as pessoas são de lugares diferentes? Isso é muito legal numa confraria virtual: reunir pessoas de todo o Brasil, que têm em comum a paixão pelo vinho. Valeu, pessoal, pela participação. Em janeiro, tem mais! Aguardem!

Comentários