O Viva o Vinho completou seu primeiro aniversário no dia 22 de junho e, para fechar o mês com chave de ouro, realizamos o 7º Evento da Confraria Viva o Vinho no último final de semana, de 24 a 26 de junho. O tema, claro, não poderia ser outro: o nosso aniversário! Desta vez, cada um poderia abrir a garrafa que quisesse – de qualquer uva, de qualquer região!

Rioja Bordón Reserva 2009Ficamos muito felizes com a adesão, que foi uma das maiores até agora. Os membros da Confraria gostaram da brincadeira e brindaram o nosso aniversário, abrindo seus melhores vinhos!

Nossa comemoração começou na quarta-feira, dia 22, aniversário do Viva o Vinho, quando abrimos um Château Soleil Promesse 2007, da região de Saint-Emilion, que já estava há um bom tempo na nossa adega. Maduro, com aromas de frutas secas, de cor bem viva, ligeiramente ocre. Na boca, apresentou excelente persistência e uma acidez gostosa, que demonstra sua capacidade de guarda. Realmente um excelente vinho para comemorar uma data especial.

Na sexta-feira, abrimos o evento com um Rioja Bordón Reserva 2009. O vinho surpreende quem espera encontrar algo a caminho da maturidade. Está ainda bem jovem. Brilhante, cor cereja, aromas complexos e um paladar atrevido. Vem com elegância, mas a acidez presente, deliciosa, deixa claro que ele está vivo. Dá até uma beliscada de leve na língua. Com queijo gorgonzola ficou maravilhoso.

Herdade das Servas Colheita Selecionada 2013Na segunda noite de comemorações, sábado, o Emanuel foi para a cozinha preparar um delicioso risoto de bacalhau. Para acompanhar, escolhemos o português Herdade das Servas Colheita Selecionada 2013. O vinho tem uma cor densa, rubi, brilhante, ressaltando a sua juventude. Os aromas exibem uma certa complexidade, herbáceo, de frutas vermelhas, convidativo. No paladar, houve dois momentos. Logo ao abrir a garrafa estava arisco, pegando na boca. Após 15 minutos na taça, ficou dócil e interessante, além de bastante persistente.

No domingo, fomos almoçar na casa dos meus pais e aí foram mais duas garrafas! A primeira foi um Bouza Tempranillo B15 Parcela Única 2011 – um Tempranillo do Uruguai! Produzido a partir de uma parcela única da propriedade, o vinho passa por 11 meses em barricas americanas e tem produção limitada. Exibe uma maturidade inesperada para um vinho de cinco anos, denso, aromático. Um belíssimo Tempranillo.

Fechando o dia, um 5 Oros Crianza 2010, de Rioja. Nós já tínhamos experimentado esse vinho há um bom tempo. Ele fez parte de um Wine Box do Clube Classic. Na ocasião, ele nos pareceu um tanto ácido demais, mas este estava diferente. Provavelmente por conta do tempo em garrafa. Era um pouco mais leve que o anterior, mas foi uma boa maneira de fechar o almoço.

Bouza Tempranillo Parcela Única 2011

5 Oros Crianza 2010

 

Agradecemos de coração a participação e todas as mensagens carinhosas que recebemos pelo aniversário do Viva o Vinho. Vejam abaixo os vinhos que nossos amigos abriram e os comentários que fizeram durante o evento de junho da Confraria Viva o Vinho:

E podem começar a se preparar para o próximo evento: será no último final de semana de julho, de 29 a 31, com o tema Vinhos do Chile. A gente facilitou novamente, não? Para este evento, teremos uma surpresa. Aguardem as novidades!

Comentários

Comentários