facebook_pixel

Otimismo marca abertura oficial da safra da uva no RS

 •  38 views

By

A abertura oficial da Safra da Uva 2016/2017 no estado do Rio Grande do Sul na manhã do último sábado (4) foi marcada pelo otimismo em função do grande volume e da qualidade da matéria-prima que já pode ser verificada. Monte Belo do Sul recebeu o evento que contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, do prefeito Adenir José Dalle, além de parlamentares e prefeitos dos municípios da região da Serra Gaúcha.

O presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, mencionou a expectativa de uma safra que deve superar os 600 milhões de quilos previstos no início da colheita. O dirigente citou a quebra que chegou a 57% na última safra como um dos fatores, aliado à crise econômica e aumento de tributos – em especial do IPI – para uma retração que chegou a 18% na venda de produtos vitivinícolas brasileiros em 2016. “Este cenário mostra que o mercado não aceita mais aumentos de tributos e de preços. O Ibravin vem concentrando esforços para a diminuição dos custos de produção, aumento de produtividade e em ações de promoção para retomarmos o crescimento neste ano”, projeta.

O mercado não aceita mais aumentos de tributos e de preços

Scottá citou o amadurecimento do setor que possibilitou a chegada num consenso quanto ao preço mínimo da uva com reajuste de 18%, a atuação para a ampliação da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e para a chegada do Programa Alimento Seguro (PAS) Uva para Processamento para as vinícolas e viticultores.

O governador Sartori garantiu que o estado é parceiro do setor vitivinícola, estimulando a ampliação de áreas de produção e a agregação de tecnologia cada vez mais presente na atividade agrícola. O governador também enxerga com otimismo os frutos da safra que foi aberta neste sábado. “Precisamos olhar para frente, mas também reconhecer o esforço dos nossos antepassados que possibilitou que chegássemos até aqui em condições de celebrarmos mais uma vindima. O setor vitivinícola tem uma importância imensa para a economia e para a cultura do nosso estado”, discursou.

O secretário Ernani Polo reiterou a parceria do governo com o Ibravin, citando o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) como fundamental para a qualificação e promoção do vinho gaúcho. “O Ibravin tem feito um excelente trabalho, levando sugestões para o governo a fim de que as políticas para a agricultura cheguem na ponta com maior agilidade”, disse, ao se referir ao programa Agro + RS, que tem o objetivo de simplificar processos e normas de atendimento do setor produtivo para reduzir a burocracia na esfera pública e estimular o crescimento econômico.

Após os pronunciamentos oficiais, que contou com discurso de boas vindas do prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, a comitiva realizou a colheita simbólica nos vinhedos da Famiglia Barbieri, local da abertura oficial da safra no Rio Grande do Sul.

Comentários

Comentários

About the Author

Este material foi enviado para o Viva o Vinho e está sendo publicado pois acreditamos ser de interesse dos nossos leitores.