facebook_pixel

By

Entre os dias 6 e 8 de junho, São Paulo (SP) sediará a 21ª edição do ExpoVinis Brasil, considerado o principal encontro de vinhos na América Latina, com mais de 400 marcas expositoras. São tintos, brancos, rosés e espumantes protagonizando três dias de programação intensa para profissionais e apreciadores da bebida: além de degustações, a feira promove rodadas de negócios, palestras e provas especiais, conduzidas por profissionais que são referência no mercado.

Brasil, Chile, Portugal e Argentina são alguns dos países que já confirmaram presença no ExpoVinis, onde vão apresentar suas tendências em consumo e produção. Importantes associações, como o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Wines of Chile, vão organizar a participação de vinícolas representativas de seus terroirs. O visitante poderá fazer uma verdadeira volta ao mundo do vinho através de suas taças, além de fechar negócios com alguns dos principais players do segmento.

“Estamos preparando um grande evento. O ExpoVinis já se consagrou como o encontro anual do vinho no Brasil, quando reúne expositores e compradores de todo o país, ampliando as possibilidades de negócios e montando um painel do que vem sendo produzido e discutido no setor. Nosso papel fundamental é promover o contato entre empresários, produtores, compradores e consumidor e contribuir com o conhecimento e a informação sobre o segmento por meio de conteúdos ministrados por grandes profissionais”, resume Clélia Iwaki, diretora da feira, que é organizada pela Informa Exhibitions.

Fórum ExpoVinis

Os dois primeiros dias do ExpoVinis Brasil serão dedicados à discussão de atualidades da produção e comercialização vitivinícola. Para isso, vai trazer o renomado crítico internacional Luis Gutiérrez (foto), que integra o grupo de degustadores da revista The Wine Advocate, assinada por Robert Parker, referência máxima no mundo do vinho.

Luis Gutiérrez, da revista The Wine Advocate, vem ao Brasil exclusivamente para ministrar palestra no Fórum ExpoVinis

No dia 6 de junho, terça-feira, Luis Gutiérrez fala sobre o tema ‘Os Rumos da Indústria Mundial dos Vinhos na Era Pós-Robert Parker – Como será a readequação das escalas de pontuação e suas influências no mercado de vinhos no Brasil’. Também serão debatidos por especialistas do mercado os ‘Vinhos Orgânicos e a Produção Biodinâmica’, as ‘Tendências e Perspectivas do Vinho Chileno’ e ‘A Diversidade das Regiões Vitivinícolas Brasileiras’.

Ainda no dia 6, Celito Crivellaro Guerra, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, vai tratar da produção e técnicas de cultivo de uvas nas regiões brasileiras do Vale do São Francisco, Serra da Mantiqueira e Sul de Minas.

Na quarta-feira, dia 7 de junho, o Fórum ExpoVinis será dedicado a importadoras, restaurantes e varejo. Ari Gorenstein, CEO da loja online Evino, abordará o ‘Comércio Eletrônico no Setor de Vinhos e Programas de Fidelização’. Com foco nos restaurantes, ‘Inovação em Composição da Carta de Vinhos – Como grandes Sommeliers compõem suas cartas’ é o tema da palestra dos sommeliers João Pichetti, do restaurante D.O.M., e Thiago Locatelli, do Varanda Grill.

Jorge Lucki, consultor do ExpoVinis Brasil e um dos mais renomados colunistas de vinhos do país, vai falar sobre ‘Harmonizações de vinhos clássicas e ousadas’. Em seguida, a sommelière Gabriela Bigarelli apresenta o tema ‘Melhorando a Relação com as Importadoras – Gerenciamento de preços e impostos’. ‘Tendências em Wine Bar aliadas à Boa Comida’ é a palestra de Rafael Ilan, sócio do Bardega Wine Bar.

O Fórum ExpoVinis será encerrado com as discussões sobre o varejo de vinhos: como trabalhar o vinho em um cenário de instabilidade econômica, diversificação do portfólio, como aumentar a rentabilidade no varejo através da importação direta e a relação de precificação de vinhos importados e nacionais.

A grade completa com os horários e todos os temas será divulgada no site www.expovinis.com.br.

Rodadas de Negócios

O ExpoVinis voltará a cumprir sua missão fundamental de mediar o contato entre compradores e expositores durante as Rodadas de Negócios. Este ano, o objetivo é ampliar o número de compradores convidados para potencialização dos negócios que a feira promove.

Em 2016 foram realizadas mais de 300 reuniões com a participação de empresas compradoras das áreas de importação e distribuição, além de lojas especializadas (físicas e e-commerce) e supermercados.

Top Ten e Wine Blog Hunter

Os dez vinhos de destaque no evento serão conhecidos no primeiro dia da feira, quando é divulgado o resultado do aguardado concurso TOP TEN. A prova, realizada há mais de uma década, conta com um júri capitaneado por Jorge Lucki, único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin.

O Wine Blog Hunter também voltará a eleger o Melhor Tinto e o Melhor Branco do evento com preço de até R$ 70,00 (para o consumidor final). A prova é coordenada por Cesar Adames e conta com blogueiros influentes do Brasil, que “caçam” pelos estandes os vinhos que consideram os mais destacados.

O ExpoVinis Brasil acontece no Pavilhão Branco do Expo Center Norte simultaneamente à Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café. O objetivo é que o salão internacional do vinho complemente o calendário de feiras voltadas à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, apresentando os destaques do promissor mercado vitivinícola aos profissionais já envolvidos na cadeia de food service, ampliando, assim, os intercâmbios que as feiras promovem.

Serviço

ExpoVinis Brasil 2017 | 21º Salão Internacional do Vinho
6 a 8 de junho

Dias 6 e 7, das 13 às 21 horas. Dia 8, das 13 às 20 horas
O dia 6 é exclusivo para profissionais do setor. Aberto ao consumidor final nos dias 7 e 8 de junho a partir das 17 horas.

Expo Center – Norte
Rua José Bernardo Pinto, nº 333, Vila Guilherme / São Paulo

Informações sobre horários do Fórum ExpoVinis, palestras e degustações, acesse: www.expovinis.com.br

Comentários

Comentários

About the Author

Este material foi enviado para o Viva o Vinho e está sendo publicado pois acreditamos ser de interesse dos nossos leitores.