facebook_pixel

Regiões Vinícolas

Uma das áreas vinícolas mais antigas da Europa, o Douro produz vinhos há pelo menos 2 mil anos. Foram encontrados na região vestígios de lagares e vasilhames pa…

Uma das mais belas regiões da Europa, localizada ao norte da Península Ibérica, centro-norte do território do país, Rioja não é apenas dona de paisagens de tira…

Costuma-se dizer que os californianos são sérios para tratar de vinhos e tranquilos sobre todo o resto. Bem, não tão tranquilos. A Califórnia possui uma indústr…

Quem vem nos acompanhando já sabe: no próximo final de semana, de 9 a 11 de dezembro, teremos o último evento do ano da Confraria Viva o Vinho, com o tema Portu…

Foi em um dia de abril que a história do vinho neste país começou, quando os portugueses chegaram e, entre veludos e espadas, lá estava ele. Usado como forma de…

Quando se fala em vinho argentino, logo pensamos em Mendoza. E não é para menos! A cidade respira vinho! Com cerca de 1 milhão de habitantes em toda a região, M…

Esse é o quinto e último post da nossa série sobre Bordeaux. Já contamos a história da região, falamos sobre a difícil classificação de seus vinhos, as uvas per…

Quanto menor a denominação, melhor o vinho. É por isso que os melhores vinhos de Bordeaux não estampam seu nome no rótulo, mas o da sub-região. E por ser tão gr…

A grande maioria dos tintos e brancos de Bordeaux são produzidos a partir de um blend de cepas. Isso não se dá por acaso: historicamente, por conta da instabili…

Uma das informações mais tradicionais e ao mesmo tempo complicada para nós, brasileiros, entendermos sobre os vinhos de Bordeaux é a sua classificação. Quem con…

Apesar de ser um dos mais prestigiados e antigos produtores mundiais de vinho, demoramos para trazer a França como tema de um evento da Confraria Viva o Vinho.…

No Brasil, falar em vinho chileno é lembrar um velho conhecido. Pela proximidade do país, os chilenos e argentinos foram uns dos primeiros a desembarcar nas pra…