facebook_pixel

Vinho e chocolate pode? Claro que sim!

 •  3310 views

By

Sou chocólatra assumida. Dificilmente passo um dia sem comer pelo menos um quadradinho de chocolate. Também não fico sem uma taça de vinho. Bom, isso vocês já sabem, não é? Mas como juntar esses dois prazeres?

Tem quem diga que chocolate é um dos sabores mais difíceis de harmonizar com vinho, que os dois devem ficar longe um do outro e pronto! Mas eu garanto: ele combina com muito mais do que vinho do Porto! E é bom conhecer essas combinações, pois quando se trata de chocolate, estamos falando também de todas as delícias feitas com ele: bolos, tortas, mousses, brigadeiros e muito mais!

Outra coisinha: os dois – vinho e chocolate – são afrodisíacos e ricos em flavonóides, substâncias que varrem os radicais livres do nosso organismo. Precisa dizer mais?

Então, vamos às duplas!

Chocolate ao Leite

Um bom chocolate de leite é geralmente cerca de metade chocolate e metade creme (ou gordura). São mais doces e têm mais gordura, o que faz deles os mais fáceis de harmonizar com o vinho.

Circe Sauvignon Blanc com Chocolate ao Leite com Sal

Circe Sauvignon Blanc com Chocolate ao Leite com Sal

Vinhos recomendados:

Vinhos tintos de colheita tardia: São aqueles vinhos feitos com uvas que permanecem mais tempo na videira. Como são doces, combinam bem com o chocolate.

Vinho do Porto: Talvez a combinação mais tradicional que existe, o vinho do Porto traz sabores de frutas vermelhas ao chocolate.

Banyuls ou Maury: O Porto francês tem notas mais terrosas e por isso vai cair maravilhosamente bem com trufas de chocolate.

Moscato Rutherglen: Este talvez seja o vinho doce mais doce do mundo. Vem de Vitória, Austrália, e também vai bem com chocolate.

Lambrusco di Sorbara: O mais leve dos Lambruscos, é um vinho tinto espumante, com sabores delicados de pêssego e morango.

Chocolate Amargo

Os polifenóis do chocolate amargo parecem duplicar em contato com o vinho e dão a ambos um sabor um pouco amargo. Mas são também a parte do chocolate que traz todos os benefícios à saúde! Justamente essa amargura do chocolate escuro é que nós queremos equilibrar harmonizando com um vinho cuidadosamente selecionado.

Vinho e Chocolate, Viva o VinhoVinhos recomendados:

Vin Santo del Chianti: Tem ricos sabores doces de cerejas, canela e amêndoas, que resultam em um vinho doce.

Porto: Seu toque de especiarias, como canela, harmoniza bem com chocolates com altas percentagens de cacau.

Chocolate Branco

Tecnicamente não é chocolate, porque não contém cacau (apenas a gordura do cacau), mas acaba sendo um dos poucos doces parecidos com chocolate que combinam com vinho tinto seco.

Vinhos recomendados:

Pinot Noir: Uma harmonização surpreendentemente perfeita. A gordura do chocolate branco acentua os sabores doces de cerejas vermelhas, morangos e framboesas encontradas no Pinot Noir.

Beaujolais: Outro vinho tinto leve que tem a mesma característica do Pinot Noir.

Moscato d’Asti: Uma vez que o chocolate branco é delicado o suficiente para combinar com vinhos brancos, um Moscato Branco ou Moscato d’Asti oferece sabores de pêssegos e creme com notas florais de rosas. Vinhos espumantes fazem essa harmonização ter cremosidade extra.

Vinho do Gelo (ou Ice Wine): Dependendo das variedades usadas para fazer o vinho do gelo (geralmente Riesling ou Cabernet Franc), você descobrirá notas de abacaxi, torta de limão e laranjas cristalizadas.

Vinho e Chocolate, Viva o VinhoPorto Rosé: Este é o mais novo estilo de Porto e oferece sabores ricos de morangos e groselha. A mineralidade neste Porto lhe confere uma doçura mais sofisticada.

Chocolate com Tinto Seco

É mais difícil, mas não impossível, harmonizar chocolate com vinho tinto seco. Veja algumas dicas abaixo:

  • Vinhos tintos com mais açúcar residual vão bem com chocolate amargo. Procure por vinhos com 10 a 60 gramas de açúcar por litro, preferencialmente das uvas Syrah, Zinfandel, Malbec e os cortes estilo bordalês.
  • Quando você tem sobremesas a base de chocolate, como bolos, cheesecake e mousses, é possível que haja gordura suficiente para neutralizar a amargura do vinho e do chocolate. Syrah, Chianti e Merlot estão entre os melhores para servir ao lado dessas sobremesas. (não por acaso três vinhos que eu adoro!)

Uma experiência diferente – Chocolates para saborear com vinhos

Quando o chocolate traz outros ingredientes, fica mais fácil harmonizá-lo com o vinho. Um Zinfandel leve, por exemplo, vai bem com chocolate com pimenta caiena. O Malbec fica perfeito com chocolate com gengibre, o Touriga Nacional com chocolate com menta, e o Petit Syrah com chocolate com café. Um espumante meio seco vai bem com chocolate com caramelo.

A Vinícola Helios aceitou o desafio e lançou kits de vinho com chocolates aromatizados. Para isso, fechou parceria com o Ateliê Mirian Rocha, de Mirian Rocha Pinkowski. Ela é formada em Patissiêr pela École Ritz Escoffier, em Paris/França, com especialização em Maitre Chocolatier, o que pode ser comparado ao título de “sommeliére de chocolate”.

Em seu ateliê, Mirian produz chocolates gourmet para harmonizações com vinhos, cafés, cervejas e chás. Com orientação do sommelier Rogério Dardeau, ela criou as seguintes harmonizações para a Vinícola Helios:

  • Espumante Brut – Medalha de Prata, Nota 88 no guia Adega vinhos do Brasil 16/17 – com Chocolate Branco com Curry
  • Circe Sauvignon Blanc – Nota 88 no guia Adega vinhos do Brasil 16/17 – com Chocolate ao Leite com Sal
  • Corcéis Tannat 2010 com Chocolate Noir sel du Vin e Chocolate com Pimenta Rosa
  • Espumante Moscatel – Nota 89 no guia Adega vinhos do Brasil 16/17 –com Chocolate ao Leite com Sal

Você também pode montar kits com mais de uma garrafa, do jeito que quiser. Todos os vinhos e chocolates estão à venda no VivaoVinho.Shop.

Comentários

Comentários

About the Author

Jornalista, multimídia e apaixonada por vinhos. Adoro ouvir e contar histórias. Essa mesma paixão me levou às redes sociais. Já o vinho…. ele veio junto com o Emanuel e faz parte dos nossos melhores momentos!