facebook_pixel

Pré-evento Merlot – Uma tarde com amigos

 •  523 views

By

Feriado, amigos reunidos e garrafas de Merlot. Para acompanhar, queijos, frios e massas com três molhos diferentes. Para fechar, duas belas sobremesas. Esse foi o cenário de uma ideia muito legal do nosso amigo Pedro: realizar um pré-evento da Confraria Viva o Vinho.

As massas preparadas pela Luciana

As massas preparadas pela Luciana

Tudo começou quando percebemos que não seria possível nos reunirmos no final de semana agendado para o evento, porque o Pedro e sua esposa Luciana tinham outro compromisso. Por outro lado, a vontade de participar era grande e o Pedro então nos sugeriu:  “que tal nos reunirmos uma semana antes, em um pré-evento?”. Topamos na hora e ele e a Luciana organizaram uma reunião que tinha tudo para dar certo.

O pré-evento foi realizado no salão de festas do prédio onde eles moram e coube aos anfitriões a produção dos pratos principais –  coisa simples para a Luciana, excelente na cozinha. O restante foi dividido entre os outros participantes. Dois casais se encarregaram dos petiscos de entrada, composto por queijos, frios e pastas. Nós e mais um casal levamos as sobremesas: torta folhada de maçãs e mosaico de gelatina.

A brincadeira começou às duas da tarde do feriado de 21 de abril e foi até as dez da noite. Conversamos muito, demos muita risada, comemos o dia todo e experimentamos vários vinhos. Foram momentos muito divertidos!

Os vinhos

Foram cinco Merlots, com características próprias, mas todos típicos da casta: muito aromáticos, uma cor densa, bonita, paladar aveludado. Essas características fazem dos Merlots vinhos versáteis e interessantes, capazes de agradar um público diversificado.

Grupo das meninas

O grupo das meninas…

Veja a seguir os vinhos que fizeram parte da nossa brincadeira.

Ventisquero Reserva Merlot 2012

A Ventisquero tem feito um excelente trabalho, produzindo vinhos de qualidade e de várias faixas de preço. Este Reserva representa muito bem esse esforço. Redondo, uma bela cor violeta, aromático, um ótimo exemplar de vinho para não deixar de ter em casa.

Aves del Sur Reserve 2013

Esse vinho, produzido pela chilena Del Pedregal Family Wines, foi a surpresa em termos de custo benefício. Trata-se de um vinho de entrada, leve, frutado, mas muito agradável. Se não é realmente marcante, não se pode dizer que passa despercebido. Uma boa opção para dias mais quentes e encontros descompromissados.

Domaine Bousquet 2014

Um dos melhores vinhos da tarde, muito marcante. Presença de madeira, aromas maduros, frutado no ponto certo. Chamou a atenção de todos, interrompendo o assunto e fazendo com que falássemos dele. Um vinho que vale a pena ser experimentado e curtido. Fica a curiosidade pelos outros vinhos da Domaine Bousquet, que se orgulha de ser a produtora de vinhos orgânicos mais premiada do mundo.

Casa Fontanari Caminho das Pedras

Grupo dos meninos

… e o grupo dos meninos no nosso pré-evento de Uva Merlot

O primeiro brasileiro da tarde foi trazido diretamente de seu local de produção: a vinícola Casa Fontanari, em Bento Gonçalves. Isso quer dizer que há uma certa dificuldade em encontrá-lo. No início estava com os taninos presentes, mas bastou algum tempo na taça para que ficasse muito bom. Com certeza demanda mais um ou dois anos descansando na garrafa. Ainda bem que o Pedro tem outra guardada!

Salton Desejo 2011

Este é um brasileiro famoso, um daqueles vinhos que lhe dão a certeza de acertar sempre. Se apresentou redondo, pronto para beber. A Salton é outra vinícola da qual podemos nos orgulhar, pois tem produzido vinhos de primeira linha.

Essa brincadeira é só um exemplo do que pode ser feito durante o final de semana de evento da Confraria Viva o Vinho. Reúna seus amigos e experimente vinhos diferentes da uva Merlot. Com amigos, tudo fica muito mais gostoso! Concordam?

 

PS.: Se você ainda não sabe de que evento estamos falando, entre agora mesmo no Grupo Viva o Vinho no Facebook. Será neste final de semana! Esperamos por você!

About the Author

Matemático, DBA e desenvolvedor de sistemas, apaixonado por gestão de conteúdo online. Para a experiência de beber um vinho ser completa, precisa de excelente companhia. Com a Renata, divido taças em momentos mágicos.