facebook_pixel

A Ceia de Natal e suas tradições

 •  527 views

By

Se no revéillon devemos usar branco, pular sete ondas, comer lentilhas e romãs, no Natal as tradições estão voltadas para a mesa da sala de jantar. É lá que a família se reúne para compartilhar uma grande ceia: peru, bacalhau, tender, cordeiro e as mais variadas sobremesas desfilam a noite toda, acompanhados de taças de vinhos tintos, brancos e espumantes.

A Ceia de Natal teve início com um antigo costume dos europeus, que deixavam as casas abertas para receber viajantes e peregrinos

A Ceia de Natal teve início com um antigo costume dos europeus, que deixavam as casas abertas para receber viajantes e peregrinos e, juntos, confraternizarem essa data. Uma grande variedade de pratos era preparada para a comemoração, que remonta ao século XVI. Os pratos servidos variam muito de país a país, mas a fartura de comidas e bebidas é o ponto comum da noite que celebra o nascimento de Jesus.

Se você for passar sua ceia de Natal na Alemanha, por exemplo, vai se deparar com uma mesa repleta de carne de porco, ganso, veado, salsichas e doces, como pão de mel e amêndoas torradas. Muito diferente de quem passar o Natal na Polônia, onde é proibido comer carne vermelha nesta data. Neste país, as ceias são compostas de peixes acompanhados por vinho branco.

Ceia de Natal - Rosticceria Percussi - Viva o Vinho

Ceia de Natal da Rosticceria Percussi

Na Rússia evita-se a carne, optando-se por uma refeição à base de grãos variados, fruta e mel. Uma particularidade: lá o Natal é celebrado no dia 7 de janeiro. Também na Espanha a festa realiza-se no dia de Reis (6 de janeiro), e não pode faltar na mesa o tradicional presunto serrano, o roscón de Reyes (semelhante ao bolo rei), marisco e peru assado.

Já os franceses preferem uma ceia sofisticada, com peru e frutos do mar, como lagosta, ostras e fois gras – além de muito champagne, claro!

E há quem faça sua ceia de Natal na praia! Na Austrália, as festividades natalinas acontecem durante o verão e por isso as pessoas comemoram em praias com peru, carne de porco e pudim de ameixas flambadas como sobremesa.

Ceia de Natal - Rosticceria Percussi - Viva o Vinho

Flan de gorgonzola com calda de tomates cereja, Rosticceria Percussi

Também é verão na África do Sul te a tradição é colocar mesas do lado de fora das casas e saborear a ceia ali mesmo. Sua gastronomia, influenciada pelos ingleses, é bonita, colorida e variada. Na ceia comem legumes, arroz com passas, torta de carne moída, peru de natal e pudim de sobremesa.

Aqui no Brasil, a ceia é composta por uma mistura de pratos tradicionais europeus com algumas contribuições portuguesas e norte-americanas. Por exemplo, a rabanada e o bolinho de bacalhau têm sua origem atrelada aos portugueses. Quando eu era criança, na casa da minha avó portuguesa praticamente todos os pratos eram a base de bacalhau e ovos: sopa de bacalhau, arroz de bacalhau, bolinho de bacalhau, bacalhau com batatas e couve, bacalhau às natas, doce de aletria, filhoses e rabanadas.

Cada alimento tem um significado

Ceia de Natal - Rosticceria Percussi - Viva o Vinho

Cordeiro com especiarias e recheio de frutas secas, Rosticceria Percussi

Muitos dos alimentos presentes na ceia natalina têm significados especiais.

As frutas secas e oleaginosas, por exemplo, já eram utilizadas na Roma antiga. As avelãs evitavam a fome, as nozes significavam abundância e prosperidade e as amêndoas protegiam as pessoas dos efeitos da bebida.

Ceia de Natal - Rosticceria Percussi - Viva o Vinho

O Pansotti é o Prato da Boa Lembrança 2016 da Vinheria

A mesa de frutas também não pode faltar. E quanto mais colorida, melhor. Por isso vale apostar em morangos, uvas, ameixas, pêssegos e outras frutas da época. Esse costume também veio da Roma antiga, quando uma mesa enfeitada com frutas era usada para homenagear o “solstício de inverno”, a noite mais longa do ano, que acontece no dia 21 de dezembro. Na época, tâmaras, uvas e pêssegos eram banhados em ouro para ornamentar a casa.

Em dezembro um novo alimento invade os supermercados: o panetone. Atualmente, temos panetones para todos os gostos: frutas secas, chocolate, mousse, nozes e castanhas. Essa iguaria foi criada na Itália, não se sabe ao certo por quem. Uma das versões diz que em 900 d.C. um padeiro da cidade de Milão chamado Tone elaborou um pão com frutas secas e nozes que fez muito sucesso. Esse pão ficou conhecido como pane di Tone.

Troca de carinho, pratos e receitas

Ceia de Natal - Rosticceria Percussi - Viva o Vinho

A farofa que é especialidade da chef tem farinha de mandioca vinda da Bahia, Rosticceria Percussi

A Ceia de Natal envolve tradições familiares, pois é o momento de nos reunirmos para comemorar o nascimento do menino Jesus. Algumas famílias fazem a ceia com suas próprias receitas “secretas”, outras comem os pratos natalinos tradicionais. Ainda temos aquelas famílias em que cada casal leva sua “especialidade” para que todos contribuam de alguma forma para a ceia. E, em tempos de correria em que muitos trabalham até a véspera, ter onde comprar uma ceia de encher os olhos, o paladar e o coração vem bem a calhar!

O tradicional restaurante italiano Vinheria Percussi, em São Paulo, oferece, na Rosticceria Percussi uma ceia completa para a sua noite de Natal ou revéillon – a saída perfeita para quem quer fazer bonito e comer muito bem sem passar horas na fila do supermercado, feira, no trânsito ou na cozinha. O único trabalho será curtir a festa!

Os pratos foram selecionados pela chef Silvia Percussi e incluem sucessos de anos anteriores, ingredientes clássicos da época e ainda uma especialidade da Ligúria que faz sucesso no menu da Vinheria como prato da Boa Lembrança 2016.

Encomendando a ceia completa, você terá:

  • 2 entradas (antipasti)
  • 1 massa fresca feita na casa (primo piatto)
  • 1 tipo de carne a escolher (secondo piatto – cordeiro ou peru)
  • 1 acompanhamento (ou “contorno” a famosa farofa da chef!)
  • 2 sobremesas (dessert)

Menu Especial – Ceia de Fim de Ano

Ceia de Natal, Rosticceria Percussi

Ceia de Natal, Rosticceria Percussi

ANTIPASTI

Panna Cotta di gorgonzola con pomodorini (Flan de gorgonzola com calda de tomates cereja)

Sformato di baccalà (Torta de bacalhau ao molho de ervas aromáticas)

PRIMO PIATTO

Pansotti in salsa di noci (Massa fresca exclusiva, típica da Ligúria, recheada com espinafre e ricota e servida com molho cremoso de nozes – Prato da Boa Lembrança 2016)

SECONDO PIATTO

Agnello alle spezie (Paleta de cordeiro recheada com ameixas, amêndoas e especiarias)

Tacchino ripieno (Peru fatiado e recheado com castanhas portuguesas)

CONTORNO

‘Farofa’ ricca (Farofa com castanhas, nozes e frutas secas)

DESSERT

Crostata di fichi (Torta com recheio de geleia de figos e figos caramelados)

Semifreddo al torroncino e cioccolato (Sobremesa gelada com fondant, crocante de amêndoas e calda de chocolate)

Para acompanhar a ceia, o sommelier da casa, Lamberto Percussi, pode sugerir os vinhos mais adequados, que terão 20% de desconto para quem encomendar a ceia!

Todas as fotos deste post são de pratos que compõem a Ceia de Natal da Rosticceria Percussi

 

 

 

SERVIÇO

Ceia de Natal - Rosticceria Percussi - Viva o Vinho

A Crostata, uma sobremesa bem italiana, Rosticceria Percussi

Encomendas

Por telefone, na Rosticceria Percussi: (11) 3062-8684 ou 3064-4094, das 9h às 17h

Preço por Pessoa

Ceia completa: R$ 210,00 (duzentos e dez reais)

Condições Gerais

  • Pedido mínimo da ceia completa para 6 (seis) pessoas
  • Alguns pratos podem ser pedidos por kilo (consultar antecipadamente)
  • Os produtos serão acondicionados em embalagens descartáveis
  • Prazo máximo para encomendas:
    • Natal: 22 de dezembro
    • Revéillon: 29 de dezembro
  • Prazo de entrega:
    • Natal: 24 de dezembro, até 12h
    • Revéillon: 31 de dezembro, até 12h
  • Local de retirada: Rua Cônego Eugênio Leite, 523 – Pinheiros – São Paulo/SP
 

 

 

Fontes:

Wikipedia

Natal.com

Petit Gastrô

Correio Popular

Comentários

Comentários

About the Author

Jornalista, multimídia e apaixonada por vinhos. Adoro ouvir e contar histórias. Essa mesma paixão me levou às redes sociais. Já o vinho…. ele veio junto com o Emanuel e faz parte dos nossos melhores momentos!