Na história antiga, assim como na mitologia, o vinho sempre esteve presente nas celebrações, comemorando conquistas, participando de momentos de felicidade, unindo os diversos povos. A mitologia grega inspirou três sócios engenheiros a batizarem a sua vinícola com o nome de Helios, que representa o Deus Sol – aquele que renasce todos os dias, simbolizando seu desejo de construir um novo negócio. O sol também é fundamental na produção do vinho de qualidade, pois é responsável pela maturação da uva.

Renata e Michelle Sani Borella, diretora de Marketing da Vinícola Helios

Renata e Michelle Sani Borella, diretora de Marketing da Vinícola Helios

Conhecemos a vinícola Helios em meados de julho, durante um evento na SBAV-SP. A apresentação da vinícola foi realizada pela diretora de Marketing, Michelle Sani Borella, e o workshop conduzido pela sommeliére do Ibravin, Sílvia Mascella Rosa. Ficamos impressionados desde o início, pois Sílvia deu uma aula sobre vinhos brasileiros, que renderia não somente um post, mas um eBook inteiro. Mas o objetivo hoje é falar sobre a Helios.

Fundada em janeiro de 2014, a Helios é uma vinícola jovem, com um conceito muito moderno e bastante difundido na Europa. Seus vinhos são produzidos sob encomenda, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo enólogo, por vinícolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa flexibilidade permite a criação de vinhos exclusivos e diferenciados.

“Essa é uma evolução da produção brasileira de vinhos”, diz Sílvia Mascella. “Uma coisa é uma empresa chegar e comprar um vinho já pronto e rotular com a sua marca. No caso da Helios, o produtor é comissionado para fazer o vinho: é um corte diferente, um vinho só deles, que não pode ser comercializado por mais ninguém.”

A Helios pode ser classificada como vinícola boutique, pois produz no máximo 2.500 garrafas de cada um dos seus sete rótulos.

Apresentação Vinícola Helios na SBAV-SP

Os vinhos

A parceria da Sanjo (Cooperativa de São Joaquim) com a Helios produz quatro vinhos: o Brut, o Sauvignon Blanc, o Moscatel e o Malbec.

Vinho Espumante Brut HeliosO Brut Helios é feito em São Joaquim, na Serra Catarinense, a 1.300 metros de altitude. Tem 12% de álcool e é composto por Chardonnay e um pequeno corte de Pinot Noir, com método charmat e fermentação em tanques de inox. Foram produzidas apenas 2.000 garrafas.

É um vinho espumante leve, frutado e fácil de beber. Na taça é dourado pálido e vivo, com borbulhas muito finas. Os aromas são frescos, com notas de frutas brancas, frutas secas e toques de confeitaria. Na boca, é aromático e refrescante. A fruta aparece bastante, mas tem acidez e volume em boca, que é característica do charmat mais longo.

Ideal como aperitivo, é um vinho para degustação ou sobremesa. Pode acompanhar entradas leves, carnes brancas e aves preparadas com simplicidade ou frias, pela elegância e fineza de ambas. Deve ser servido a temperaturas entre 6º e 8ºC.

Vinho Branco Circe Sauvignon Blanc HeliosO clima frio de Santa Catarina é perfeito para a produção da Sauvignon Blanc, que gosta de baixas temperaturas. De lá vem também o Circe 2014, um Sauvignon Blanc de vinhedos de altitude, um terroir semelhante aos do Vêneto, onde se produzem os Proseccos.

A título de curiosidade, Circe era a primeira filha de Helios, a deusa da Lua Nova, do amor físico, da feitiçaria, encantamento e sonhos. A Lua Nova vem estampada no rótulo do vinho, com detalhes de relevo em silicone.

Esse vinho também é produzido pela Sanjo. É aromático e refrescante, com 13% de graduação alcóolica. De cor amarelo claro e brilhante, tem boa expressão aromática, lembrando figos, frutas tropicais frescas, como maracujá, manga e goiaba, um leve toque de especiarias e aromas vegetais. Na boca tem paladar marcante, com boa intensidade e persistência. É um vinho de personalidade, fácil de beber, e traz como marca registrada das regiões frias uma boa acidez que deixa o vinho mais longo e realça o seu frescor natural.

É o vinho ideal para iniciar qualquer refeição e harmoniza bem com canapés, saladas, peixes, frutos do mar, aves com tempero delicado e queijo de cabra. Deve ser servido entre 5º e 7ºC.

Vinho Tinto Dórico Merlot HeliosUma das castas que mais tem feito sucesso em solo brasileiro é a Merlot. A partir dessa uva, a Helios produz o Dórico 2013, muito brilhante, lindo na taça, 13% de álcool, com 12 meses de envelhecimento em carvalho francês de segundo e terceiro usos.

Os aromas demandam algum tempo para abrir, mas são incríveis: maduro, complexo, com notas de especiarias, frutas negras, coco queimado, baunilha, um toque de chocolate. Na boca, apresenta elegância e persistência. Sabor equilibrado entre frescor, estrutura e taninos doces. Intenso nas suas sensações de frutas maduras e especiarias resultantes do envelhecimento em madeira, persistente no paladar.

A boa estrutura desse vinho, combinada com a riqueza das notas frutadas e o amadurecimento no carvalho, torna-o versátil e fácil de harmonizar com uma grande diversidade de pratos substanciosos e de grande intensidade de sabor. É um vinho muito gastronômico.

Como bons apreciadores de Merlot, ficamos impressionados com o Dórico. É realmente muito bom! Em uma prova de rótulos fechados, com certeza surpreenderia.

A vinícola parceira é a Gheller, de Guaporé (RS), que produz para a Helios o Merlot e o Tannat. É uma vinícola pequena, cuja produção é quase toda vendida na região. Para a Helios, foram produzidas 2 mil garrafas de Merlot.

O Tannat da Helios é o Corcéis. Na SBAV, tivemos oportunidade de provar as safras 2008 e 2013, e fazer a comparação entre os dois vinhos.

Apresentação Vinícola Helios na SBAV-SP

Sua cor é negra e profunda, a cor típica do Tannat. A sutileza está no halo: o 2008 tem um halo acastanhado, que mostra sua evolução (dá para perceber qual deles é o mais antigo na foto acima?). No aroma, o 2013 tem um pouco mais de álcool. O mais antigo tem maior profundidade, o mais novo tem a fruta mais presente.

Vinho Tinto Corcéis Tannat HeliosO 2008 tem aroma sóbrio, fechado. Apesar da idade, o vinho está vivo, tem taninos presentes, amaciados, lapidados, mas com mais acidez que o 2013, por conta da safra.

Na taça, o Tannat apresenta uma cor vermelho púrpura, de grande intensidade. Seu aroma é maduro e selvagem, com notas de framboesa, frutas negras, terra, especiarias, vegetação, trufas e tostados que transcendem a idade. No paladar, é concentrado e vigoroso. Sua textura tânica e teor alcóolico garantem persistência e consistência, com boa evolução.

Pela sua grande concentração e vigor, o ideal é consumir o Tannat após alguns anos de garrafa. A companhia perfeita para ele são pratos elaborados com carne de cordeiro. A sua potência pede gordura, por isso outras boas combinações incluem carnes e aves fortes e gordas, queijos gordos bem curados e caças de pena e pelo. A temperatura de serviço ideal é entre 17º e 18ºC. Da safra 2013, foram produzidas 2 mil garrafas.

Vinho Tinto 5 Assemblage HeliosOutro vinho sensacional do portfolio da Helios é o 5. Em maio de 2014, os sócios da Helios organizaram uma degustação às cegas com um grupo de amigos, apreciadores de vinhos, mas nenhum grande conhecedor. Na mesa, seis vinhos estrangeiros e quatro candidatos a serem vinhos Helios. O vencedor foi o vinho número 5, que era um dos candidatos. Por isso, esse blend ganhou o nome de 5, último dos vinhos a entrar no catálogo da vinícola.

É um corte com 60% de Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Tannat, produzido pela Gheller. Tem 13% de graduação alcóolica, passa 12 meses em barricas de carvalho francês e tem bom potencial de guarda. Para esse primeiro lote da Helios foram produzidas 2 mil garrafas.

Na taça, apresenta cor intensa e atraente. Seu aroma é elegante, delicado e moderno, combinando as características das três uvas que o compõem. O amadurecimento em barricas traz notas balsâmicas, especiarias, frutas em compota e licor. Na boca é clássico e instigante, lembrando especiarias, caramelo e frutas secas.

É um vinho que mostra com intensidade as notas resultantes do amadurecimento nos barris de carvalho. Sua concentração e potência de sabor combinam com pratos requintados e substanciosos, como carnes assadas, cordeiro, carnes de caça com molhos densos e queijos fortes. Deve ser servido entre 16º e 18ºC.

Vinho Moscatel HeliosOutro vinho produzido pela Sanjo para a Helios é o Moscatel. É um vinho espumante, leve, com apenas 7% de teor alcóolico, aromático e adocicado. Tem coloração clara e transparente, com espuma abundante e persistente. A Moscatel é uma variedade bastante produtiva, mas no Brasil costuma-se fazer com apenas 3 quilos de uva por planta, para se obter melhor qualidade.

Os aromas são intensos, trazendo frutas como pêssego, pera e maçã, e florais, como jasmim e rosas. É muito leve e fácil de beber, refrescante, de paladar doce e extremamente frutado. Uma característica do Moscatel no Brasil é trazer o adocicado mais no aroma do que no sabor, mesmo sendo um vinho de sobremesa.

Por ser jovial e descontraído, é o vinho ideal para festas e recepções, onde pode acompanhar uma conversa com os amigos ou ser servido com os canapés. Devido ao seu sabor adocicado, combina muito bem com sobremesas como bolo, mousse de maracujá e salada de frutas. A temperatura ideal de serviço é entre 5º e 6ºC.

Um dos rótulos da Helios nós não provamos ainda: é Helíades, o Malbec produzido pela Sanjo. Um grupo musical comprou a safra toda e vai lançar durante um projeto em outubro, com um rótulo super especial. Aguardem as novidades!

Medalha de Prata

Ainda comercializando o primeiro lote de cada um dos seus sete rótulos, a Helios já conseguiu medalha de prata em três deles. Na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2016, realizada no início de agosto, o Espumante Brut, o Tannat Corcéis e o Blend 5 ganharam medalha de prata em suas categorias.

Participaram do concurso, realizado no Rio de Janeiro (RJ), 110 vinícolas, com 850 rótulos, divididos em 30 categorias. A competição foi às cegas, para um juri formado por especialistas do setor. Um excelente resultado para quem está apenas começando.

Viva o Vinho é agora representante da Helios

Logo HeliosIsso mesmo! O Viva o Vinho é representante da Helios para comercializar os seus vinhos para pessoas físicas – comércio online, com entrega em todo o Brasil – e pessoas jurídicas, na região de São Paulo.

Além de ter produtos excelentes, a Helios tem um conceito semelhante ao nosso: “Nascemos do interesse em incentivar momentos de confraternização entre as pessoas, pois são eles que justificam a vida”, diz Michelle. “Oferecemos o que o vinho pode proporcionar: experiências inesquecíveis entre amigos e familiares.”

Estamos modificando o site da Confraria Viva o Vinho para melhorar a experiência do nosso público na compra de vinhos. Mas isso é demorado e não queremos deixar vocês esperando para provar esses vinhos maravilhosos. Por isso, por enquanto, montamos um processo um pouco mais “caseiro”:

  • Você preenche o formulário clicando no botão abaixo (ali tem todos os vinhos, com os preços)
  • Nós enviamos o formulário para a Helios
  • A Helios vai entrar em contato, informando o valor do frete* e, caso concorde, envia o boleto para pagamento
  • Após o pagamento, os vinhos são enviados pelos Correios

Promoção especial para nossos leitores: até o dia 25 de setembro, use o código VOVH0916 e ganhe 10% de desconto no valor total da sua compra!

Clique aqui para comprar seu vinho Helios

Condições de frete:

  • PAC: acima de 3 garrafas, entrega gratuita para todo o Brasil, com prazo entre 10 e 15 dias
  • Sedex: valor calculado diretamente pelo site dos Correios, de acordo com local de entrega, tamanho e peso da caixa
  • Entrega em São Paulo: valor fixo de R$ 15,00, com prazo de entrega de 1 dia útil; acima de 3 garrafas, entrega gratuita

E se você possui um restaurante ou loja de vinhos e quer conhecer os produtos da Helios, entre em contato conosco por e-mail, que daremos todas as informações.

Gostaram da novidade? Estamos ansiosos pra saber o que vão achar dos vinhos. Nós realmente gostamos bastante.

Comentários