facebook_pixel

Casa Álvares: novidades na terrinha

 •  715 views

By

Porto & Douro Wine Tasting - Viva o VinhoEventos de degustação de vinhos há muitos, com novidades também, mas estar com o fundador de uma nova vinícola ao lado da primeira safra do seu primeiro rótulo é um momento raro, diria até único. E que tal se o dono for um brasileiro e a vinícola portuguesa?

Pois esse incrível fato aconteceu no Porto & Douro Wine Tasting, realizado no dia 9 de março no Hotel Intercontinental São Paulo, um evento promovido para divulgar vinhos do Douro e do Porto.

Localizada no Porto Superior, a Casa Álvares é o resultado da ousadia e trabalho de Paulo Álvares, um brasileiro que tem extraordinário bom gosto para vinhos, particularmente portugueses, e uma simpatia a toda prova.

E tudo começou com um vinho português…

A história da Casa Álvares e seus vinhos é uma daquelas ótimas de serem contadas e rende boas risadas.

Estávamos em 2013 e o Paulo tem um irmão que mora em São Paulo, que segundo ele não tem assim um gosto tão apurado para vinhos, tanto que ele normalmente se garante levando o vinho quando o encontra.

Uma belo dia ele foi chamado justamente por este irmão para um jantar e na ocasião este lhe serviu um Quinta da Mieira Tinto, um belíssimo português, elegante, protagonista, complexo. Paulo se surpreendeu, pois realmente o vinho era excelente e quem tinha servido era seu irmão (rsrsrsrsrs).

Resolveu então partir para descobrir quem era o seu produtor e soube que se tratava de um professor universitário espanhol chamado João Turégano. Apesar de morar na Espanha, ele possuía a quinta na região de Vila Nova de Foz Côa, no Douro Superior.

E as coincidências continuaram.

Naquele ano, o Paulo tinha se programado para passar o réveillon justamente na Espanha e sua visita rendeu conhecer o proprietário da Quinta da Mieira, bem como a empresa e, claro, seus vinhos.

Impressionado, veio a decisão de adquirir uma quinta na mesma região e acertou com João para que o informasse caso soubesse de alguma disponível.

Não levou dois meses para que Paulo fosse chamado de volta a Portugal. Simplesmente uma das quintas vizinhas à do João tinha sido colocada à venda e todos falaram que era uma ótima oportunidade. Ela só tinha um inconveniente: era uma propriedade muito maior do que Paulo havia imaginado inicialmente, mas diante da insistência de todos, ele topou e nascia a Casa Álvares.

A propriedade já possuía uma grande área de vinhedos, o que contribuiu para que os vinhos pudessem ser produzidos no mesmo ano.

Para conduzir os trabalhos da sua elaboração, foi contratado um dos melhores enólogos do Douro, Artur Rodrigues. Um profissional conhecido por sua competência e habilidade em criar vinhos premiados do Douro Superior. Paulo pediu que o vinho tinto não tivesse a presença de madeira tão pronunciada, que fosse um vinho elegante e que agradasse diversos públicos.

O vinho

Casa Álvares Reserva 2014 DOC Douro - Viva o VinhoO Casa Álvares Reserva 2014 DOC Douro é um vinho que reflete a personalidade do seu produtor.

A passagem de 8 meses por barricas de carvalho francês de primeiro uso dão complexidade aos aromas e ao paladar na medida.

Brilhante e denso na taça, chama logo a atenção por seus aromas que remetem a frutas vermelhas e com um fundo típico dos vinhos do Douro.

Na boca muita elegância e fruta. Um vinho no ponto. Gastronômico, redondo, evolui muito na taça, revelando novos aromas, como fumo, e um paladar sofisticado. É muito bom para reunir a família e fazer uma ótima refeição, pois agrada a todos.

No Douro Superior esse tipo de vinho é costumeiramente servido com carnes de caça, como javali, mas com certeza vai muito bem com cordeiro, bacalhau grelhado e outros pratos bem condimentados, como polvo a Lagareiro.

Agora é aguardar ansiosos…

Pois é, depois de tudo isso teremos de esperar um pouquinho pelo lançamento oficial para vendas do Casa Álvares.

Como comentamos no vídeo do evento, os vinhos que tivemos o prazer de degustar vieram de avião na mala do Paulo e a produção nesse momento está sendo engarrafada e embalada para aportar no Brasil.

A previsão de chegada é na segunda quinzena de abril e logo que possível ele estará disponível no VivaoVinho.Shop.

Acompanhe e confira! Afinal, não é todo dia que se experimenta algo assim.

Família Álvares - Viva o Vinho

Paulo, a esposa Diná, a filha Maria Clara e o namorado Leonardo durante o lançamento do Casa Álvares em São Paulo

Casa Álvares Reserva 2014 DOC Douro
  • Ao abrir a garrafa
  • Na taça
  • A prova
  • Meia hora depois
4.1
User Rating 0 (0 votes)
Sending

Comentários

Comentários

About the Author

Matemático, DBA e desenvolvedor de sistemas, apaixonado por gestão de conteúdo online. Para a experiência de beber um vinho ser completa, precisa de excelente companhia. Com a Renata, divido taças em momentos mágicos.