No último final de semana de janeiro, a Confraria Viva o Vinho, nosso grupo no Facebook, realizou seu segundo evento de degustação virtual. Desta vez, o tema foi a uva Pinot Noir que, pela delicadeza, leveza e elegância, combina bem com os dias quentes de verão.

Marea Vale do LeydaA exemplo do nosso primeiro evento, realizado em dezembro, tivemos a participação de confrades do Brasil todo. Mas, desta vez, as pessoas entraram ainda mais no clima, fizeram posts completos sobre os vinhos que beberam e comentários nos posts dos colegas. Foi uma experiência super interessante!

Como da primeira vez, participamos dos três dias de evento. Começamos na sexta-feira, com um Pinot Noir chileno: Marea Vale do Leyda, que começou um tanto alcóolico, mas aos poucos abriu e apresentou a elegância típica da casta. Ele acompanhou muito bem um macarrão ao molho de funghi com base de creme de leite.

Já no sábado à noite foi a vez de experimentarmos um Pinot Noir representante da origem da uva: a Borgonha. O Arrogant Frog é um vinho elegante, leve, um Pinot Noir típico. Tomamos com temperatura abaixo dos 14ºC, em uma noite quente, acompanhando uma pizza a base de queijos leves. Excelente!

Mas o melhor ainda estava por vir. O domingo amanheceu com sol a pino e céu azul sem nuvens. Bateu a vontade de frutos do mar e fomos conhecer um restaurante que estava em nossa lista há tempos: o Rufino’s (esse vai merecer um post à parte). Na carta, o Emanuel encontrou um vinho difícil de se encontrar nas lojas: um Salentein Reserva Pinot Noir. Não teve dúvidas: foi a pedida para o almoço.

Esse vinho é um ponto fora da curva. Marcante, não é clarinho como os outros representantes da casta, o que significa que as cascas da uva passaram mais tempo no mostro. E isso o tornou mais interessante no paladar. Tinha menos framboesa nos aromas. Foi o mais estruturado do final de semana, mas muito elegante, harmonizou perfeitamente com os frutos do mar. Para o nosso paladar, foi o melhor Pinot que experimentamos durante o evento.

Arrogant

 

Veja a seguir como foi a participação dos nossos confrades do Viva o Vinho:

Dalvan-3Dalvan Aguiar – Santa Maria (RS)

“Olá amigos, aproveitando a viagem para degustar um Pinot Noir da região da campanha harmonizando com a gastronomia diversificada local.

O Pinot Noir é o Rastros do Pampa 2014, da Guatambu. Diferente e surpreendente, cor rubi intenso com tons de violeta, aromas de frutas vermelhas e em boca agradáveis taninos. Equilibrado, macio, permitindo assim harmonizar com praticamente todo o buffet: salmão com requeijão, linguado, arroz de bacalhau, lula a milanesa, salada de mexilhão, filé com batatas rústicas e fricassê de cogumelos.” ‪#‎eventopinotnoir‬ ‪#‎vivaovinho‬ ‪#‎vinho‬

 

 

 

 

Edward-01Edward J. Figueiredo – Cuiabá (MT)

“Escolhemos para este fim de semana o Woodbridge “by Robert Mondavi” Pinot Noir, denominação Califórnia safra 2012. Coloração tendendo para o vermelho granada, aromas de cerejas e frutas azedinhas, paladar agradável e com carvalho sutil. Álcool na medida, taninos idem. Foi harmonizado com uma paleta de cordeiro.

Tendo já provado outros exemplares da linha Woodbridge, minha opinião é que este Pinot está na média de qualidade para a casta. Não é ruim, mas não se sobressai ou se mostra marcante. Pelo menos não se mostrou um suco de madeira e nem um suco ralo de uva.

Lembranças a todos os confrades da comunidade e SAÚDE!! Tin tin!

 

Roberta-GrobaRoberta Groba – Brasília (DF)

“Esse foi o escolhido para a noite de ontem. Leve, mas não me agradou muito. Ainda assim valeu como experiência!”

 

 

 

 

 

anne-carolineAnne Caroline Gonçalves

“O escolhido para participar. ?

Well… um vinho mediano. Não me agradou. Pouca estrutura. Fui buscar um Pinot francês… no berço da origem…. mas não encontrei aromas típicos, como cereja, framboesa, enfim, abri um Luca Pinot Noir e aí sim, satisfeitíssima!”

 

 

 

 

HarisonHarison Araújo – Manhuaçu (MG)

“O meu é esse aí…. Californiano. Leve, frutado, notas de cereja. Bem bacana. Eu achei que era um que estava na adega refrigerado, acabou que foi esse, e foi top.”

 

 

 

 

 

Fernanda PaulaFernanda Paula Pereira – São Paulo (SP)

“Esse é meu Pinot Noir de hoje. Achei o vinho bem fresco e elegante, boa acidez de frutas vermelhas. Acompanhou um fetuccine na manteiga com rúcula e tomate seco.”

 

 

 

 

 

WellingtonWellington Franco – Osasco (SP)

“Boa noite! Adorei participar do evento. Para mim, que estou iniciando no mundo do vinho, é uma ótima oportunidade de aprendizado. Achei este vinho equilibrado, leve e fácil de beber.”

 

 

 

 

 

MauricioMaurício Morandi – Farroupilha (RS)

“Vinho suave, frutado, notas de morango e canela. Final levemente sedoso, excelente custo benefício.”

 

 

 

 

 

 

TatiTati Davico – Guarulhos (SP)

“O vinho escolhido para o evento foi um francês que não conhecia. Um vinho leve, frutado, com aromas de morangos e cerejas. Saúde a todos e ótimo final de semana!! “???

 

 

 

 

 

 

 

vanessa barrosoVanessa Barroso – Rio de Janeiro (RJ)

“Gosto muito deste Pinot Noir, tem uma relação custo benefício ótima. É bastante leve, harmoniza bem com um risoto de camarão.”

 

 

 

 

 

 

Fernanda-02Fernanda Pinheiro – Guapimirim (RJ)

“Eu e minha amiga Lilly Mel saboreando o Pinot Noir Alfredo Roca, argentino, 2014, de valor acessível. Em meio ao clima agradável da Serra dos Órgãos – RJ, sem pretensão de sermos enólogas experientes, mas iniciantes apreciadoras de um bom vinho, tentamos harmonizar sabores com o Pinot Noir marcante, sem ser intenso.

Como ovolactovegetariana, busquei pratos que compusessem bem sem perder a qualidade. Na foto: salada verde com balsâmico, especiarias, shancri e queijo Gorgonzola; suflê de chuchu e arroz integral. Tudo isso ao som de um maravilhoso Blues.

Foi uma experiência fantástica que vamos repetir. Estamos amando participar do Viva o Vinho.” ‪#‎PinotNoir‬ ‪#‎SerradosÓrgãos‬ ‪#‎Degustação‬ ‪#‎VivaOVinho‬

 

 

 

 

 

 

solange-01Solange Damasio – Rio de Janeiro (RJ)

“Nossos escolhidos são o Nimbus Pinot Noir e o Alma Negra Pinot Noir. Eu com meu marido e mais dois casais amigos. Gostamos muito. Os pratos foram truta, pirarucu e risotos. Apesar de alguns preferirem vinho branco com peixe, sempre prefiro os tintos e caem muito bem. Como estes, bem leves! Foi uma noite especial, no sábado, dia 30 de janeiro. Restaurante Jardim Secreto, em Penedo (RJ). Super recomendo. O chef Fabiano arrasa!!” ‪#‎eventopinotnoir‬

 

 

 

Muito obrigado a todos que participaram de mais este evento do Viva o Vinho. Vocês foram todos fantásticos! E fiquem de olho: de 26 a 28 fevereiro, teremos mais um evento de degustação virtual, desta vez com o tema Vinhos Brasileiros! Esperamos a participação de todos!

 

 

Comentários